Entre ciências:

ensaio sobre o encontro entre ciências indígenas Xakriabá e acadêmico-escolares

Palavras-chave: Interculturalidade, Povos Indígenas, Educação, Teoria ator-rede, Cosmopolítica

Resumo

São objetivos deste ensaio apresentar as ciências indígenas Xakriabá como práticas capazes de explicar e produzir realidades; assim como identificar tangências e dissidências com as ciências acadêmicas e escolares, de modo a aprofundar em reflexões sobre o necessário encontro entre as diversas ciências em suas distintas formas, meios e práticas. Apresentamos as ciências Xakriabá a partir de referências escritas e vividas e propomos uma reflexão teórica sobre o encontro com as ciências acadêmico-escolares a partir de referências de pensadores da filosofia da ciência como Bruno Latour e Isabelle Stengers. Consideramos que aprofundar nossos conhecimentos sobre as diferentes ciências nos parece o primeiro passo para um convívio mais amistoso, respeitoso, simétrico entre os diferentes e múltiplos mundos, que coabitam os espaços de educação formal ou não, desenvolvendo, assim, caminhos para a aplicabilidade de uma educação multicosmológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ducilene de Araújo Souza Ribeiro, Povo Indígena Xakriabá/ Professora indígena

Professora Indígena Xakriabá graduada pela Formação Intercultural para Educadores Indígenas e em Letras.

Rebeca Cássia Andrade, UFMG/FAE

Agrônoma, doutora e pós-doutora em Educação.

Publicado
2022-07-01
Como Citar
Ribeiro, D. de A. S., & Andrade, R. C. (2022). Entre ciências: . Revista Espaço Acadêmico, 22(235), 34-44. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61442
Seção
DOSSIÊ - Educação Indígena e a interlocução com a Educação Escolar Indígena