Rimando e aprendendo:
o uso do cordel como ferramenta pedagógica no Ensino de História
Resumo
Este texto apresenta o uso do cordel em aulas de História, enquanto ferramenta pedagógica. Mostra as benesses possíveis de serem desfrutadas na relação ensino-aprendizagem, sendo uma delas a possibilidade da aprendizagem mediante a construção, por parte do próprio aluno, de poesia cordelística sobre temáticas históricas que constam no conteúdo curricular ou não. Ademais, revela a possibilidade de identificação do aluno com as narrativas presentes na Literatura de Cordel, principalmente se esse tipo de literatura faz parte do seu mundo. Enquanto exemplo do uso do cordel como ferramenta pedagógica no Ensino de História, em formas de septilhas, é trazida à luz a História do Brasil, dando-se ênfase à temporalidade colonial, com a exposição de elementos presentes no agir colonizador português e os efeitos provenientes desse agir, imediatos e nos dias atuais da sociedade brasileira.
Downloads

Copyright (c) 2022 JOSÉ FERREIRA JÚNIOR (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.