Rimando e aprendendo:

o uso do cordel como ferramenta pedagógica no Ensino de História

Palavras-chave: História do Brasil, temporalidade colonial, aluno, ensino-aprendizagem, identificação, septilhas.

Resumo

Este texto apresenta o uso do cordel em aulas de História, enquanto ferramenta pedagógica. Mostra as benesses possíveis de serem desfrutadas na relação ensino-aprendizagem, sendo uma delas a possibilidade da aprendizagem mediante a construção, por parte do próprio aluno, de poesia cordelística sobre temáticas históricas que constam no conteúdo curricular ou não. Ademais, revela a possibilidade de identificação do aluno com as narrativas presentes na Literatura de Cordel, principalmente se esse tipo de literatura faz parte do seu mundo. Enquanto exemplo do uso do cordel como ferramenta pedagógica no Ensino de História, em formas de septilhas, é trazida à luz a História do Brasil, dando-se ênfase à temporalidade colonial, com a exposição de elementos presentes no agir colonizador português e os efeitos provenientes desse agir, imediatos e nos dias atuais da sociedade brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ferreira Júnior, UFCG / AEST

Doutor e Mestre em Ciências Sociais / Sociologia (UFCG), Mestre em Ensino de História (URCA), Especialista em Ensino de História (UPE), Licenciado em História (FAFOPST). Professor efetivo da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET), lotado na Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST), no Departamento de História. Pós-Doutorando em Ciências Sociais / Antropologia, pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS / UFCG). Pesquisa memória lampiônica na região do Pajeú e o uso que dela fazem os produtores culturais locais; pesquisa religião cristã protestante em suas variações históricas, pentecostais e neopentecostais; pesquisa a interdisciplinaridade entre História e Literatura de Cordel no Ensino de História.

Publicado
2022-07-01
Como Citar
Ferreira Júnior, J. (2022). Rimando e aprendendo: . Revista Espaço Acadêmico, 22(235), 105-112. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61443