Educação escolar indígena:

reflexão sobre o ensino diferenciado na aldeia Jeripancó da terra indígena Ouricuri em Periconha (AL)

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena, Referencial Curricular para as Escolas Indígenas, Formação de Professores

Resumo

Discute-se os processos de intervenções docentes ao nível de habilidades dos estudantes de modo a não dificultar a prática educativa e o desenvolvimento da aprendizagem da escola na aldeia Jeripancó, pautado no estudo do Referencial Curricular para as Escolas Indígenas. Sendo um conjunto de reflexões de cunho educacional com sugestões de trabalho para cada ciclo escolar das escolas indígenas inseridas no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O período de realização da coleta de dados teve a duração de aproximadamente seis meses a contar do momento do levantamento bibliográfico. O artigo faz uma breve discussão da necessidade do sistema de ensino apresente suportes para que as escolas indígenas não venham a perder sua identidade devido a padronização pública do Ensino Fundamental em escolas não indígenas.Nesse sentido, trabalhar as particularidades e a identidade tribal é o primeiro passo para que não aja um “suposto” fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Diniz Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor da Universidade Federal do Amazonas-UFAM lotado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUCMINAS, possui Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Professor da pós graduação dos programas CEFORT (Gestão Escolar e Educação Infantil), CED (Artes Plásticas), PARFOR-UFAM (Pedagogia). Atuou como docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas-UFAM/FACED/DMT, na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais-FAE/UEMG, no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix-CUMIH/MG nos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental, na Faculdade Martha Falcão (Pedagogia, Pós-Graduacão em Neuropsicopedagogia e Novas Aprendizagens e Psicopedagogia) e na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA/BH (Pedagogia). Possui especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco-FSDB e Graduação em Pedagogia e Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Biologia e Filosofia pelo Centro Universitário CLARETIANO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Educação Infantil, Educação Especial com ênfase em Down, Transtorno do Espectro Autista e Asperge, Educação Ambiental, Educação em Espaços Não Escolares, Gestão Ambiental e Ensino de Ciências.

Tailde Correia Silva , Universidade Federal de Alagoas - UFAL, campus Sertão

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, campus Sertão

Publicado
2022-07-01
Como Citar
Pereira, D. D., & Silva , T. C. (2022). Educação escolar indígena: . Revista Espaço Acadêmico, 22(235), 25-33. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61444
Seção
DOSSIÊ - Educação Indígena e a interlocução com a Educação Escolar Indígena