A relevância da Educação Física Escolar:

um olhar para além do currículo escolar

Palavras-chave: Educação Física. Legitimidade. Mentalidade.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a relevância da Educação Física Escolar na perspectiva dos professores para além do posto nos currículos. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário online destinado a professores em serviço e professores em formação do Estado do Paraná. A fundamentação teórica proveniente do campo da mentalidades e o conceito de longa duração de Fernad Braudel subsidiaram a construção do instrumento de coleta de dados, a análise dos resultados e demais reflexões. Verificou-se que a relevância da Educação Física Escolar como componente curricular obrigatório se justifica, majoritariamente, no campo da saúde se pautando em argumentos semelhantes aos presentes no contexto de sua inserção no âmbito escolar. Esse resultado nos permite aceitar as perspectivas braudelianas de que as mudanças nas estruturas mentais ocorrem em longo prazo, sendo quase imperceptíveis. 

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Biografia do Autor

Rafael de Lima Figueiredo, Universidade Estadual do Paraná UNESPAR - Campus Paranavaí

Formado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, 2020), Bacharel pela Unifatecie.

Meire Aparecida Lóde Nunes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus de Paranavaí). Tem experiência na área de Educação Física (Fundamentos da Educação Física; Dança). Desenvolve pesquisas em História da Educação com ênfase em iconografia medieval

Publicado
2022-09-15
Como Citar
Figueiredo, R. de L., & Nunes, M. A. L. (2022). A relevância da Educação Física Escolar:. Revista Espaço Acadêmico, 22(236), 59-71. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61669