A relevância da Educação Física Escolar:
um olhar para além do currículo escolar
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a relevância da Educação Física Escolar na perspectiva dos professores para além do posto nos currículos. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário online destinado a professores em serviço e professores em formação do Estado do Paraná. A fundamentação teórica proveniente do campo da mentalidades e o conceito de longa duração de Fernad Braudel subsidiaram a construção do instrumento de coleta de dados, a análise dos resultados e demais reflexões. Verificou-se que a relevância da Educação Física Escolar como componente curricular obrigatório se justifica, majoritariamente, no campo da saúde se pautando em argumentos semelhantes aos presentes no contexto de sua inserção no âmbito escolar. Esse resultado nos permite aceitar as perspectivas braudelianas de que as mudanças nas estruturas mentais ocorrem em longo prazo, sendo quase imperceptíveis.
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Copyright (c) 2022 Rafael de Lima Figueiredo, Meire Aparecida Nunes (Autor)

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