“A história é ciência, professor?”:
reflexões pandêmicas sobre história e ensino
Resumo
A pretendida cientificidade da história é um dos grandes temas da historiografia, mobilizando diferentes reflexões e análises teórico-metodológicas pelo menos desde a criação da disciplina no século XIX. As especificidades da área, distinguindo-se das Ciências Naturais, por exemplo, impactaram no processo de ensino-aprendizagem da disciplina e no desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes a respeito do que concebem ou não enquanto ciência. Diante da atual pandemia de COVID-19, o protagonismo das Ciências Naturais – ao desenvolver as pesquisas, os procedimentos de biossegurança e as vacinas – forneceu novas possibilidades pedagógicas para os professores de história, em meio a disseminação de discursos negacionistas e alternativos sobre a doença, refletir com os estudantes sobre a cientificidade de sua própria área de conhecimento.
Downloads

Copyright (c) 2022 Jonathan Marcel Scholz (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.