Gestão escolar:
quando as diferenças começam pelas identidades
Resumo
Esse artigo surgiu através de uma pesquisa durante um curso de Pós-graduação em Gestão Educacional na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, que tinha entre suas atividades identificar as diferentes identidades do corpo gestor. O objetivo deste artigo é realizar uma discussão sobre gestão escolar e identidades, a partir da idade como uma categoria de análise no corpo gestor de uma escola particular de ensino na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Como metodologia utilizamos questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas bem como a análise de conteúdo segundo Bardin (1977) que foram armazenados em um banco de dados do BrOffice. Foram entrevistados quatro gestores de uma escola da rede privada de ensino e os resultados apontaram uma complexidade de temas sobre a gestão e sua relação com a idade como também pensar a visão democrática de gestão explorando a pluralidade do próprio corpo gestor.
Downloads

Copyright (c) 2022 William Hanke, Alisson Lima Emiliano (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.