Gestão escolar:

quando as diferenças começam pelas identidades

  • William Hanke Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alisson Lima Emiliano Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Gestão Escolar. Cultura Escolar. Idade.

Resumo

Esse artigo surgiu através de uma pesquisa durante um curso de Pós-graduação em Gestão Educacional na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, que tinha entre suas atividades identificar as diferentes identidades do corpo gestor. O objetivo deste artigo é realizar uma discussão sobre gestão escolar e identidades, a partir da idade como uma categoria de análise no corpo gestor de uma escola particular de ensino na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Como metodologia utilizamos questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas bem como a análise de conteúdo segundo Bardin (1977) que foram armazenados em um banco de dados do BrOffice. Foram entrevistados quatro gestores de uma escola da rede privada de ensino e os resultados apontaram uma complexidade de temas sobre a gestão e sua relação com a idade como também pensar a visão democrática de gestão explorando a pluralidade do próprio corpo gestor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Hanke, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutorando em Geografia. Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-Graduado em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Pesquisador do Grupo de Estudos Territoriais (GETE), Investigador da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Possui experiências nas áreas de Geografia com ênfase sobre estudos Queer, sexualidade, Espaço Escolar, Preconceito, Identidades, Interseccionalidades e Gestão Escolar.
Alisson Lima Emiliano, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Matemática, Mestre em Ensino de Ciências eEducação Metamática pela Universidade Estadual em Ponta Grossa.

Publicado
2022-07-01
Como Citar
Hanke, W., & Emiliano, A. L. (2022). Gestão escolar: . Revista Espaço Acadêmico, 22(235), 92-104. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62286