As contribuições da psicoterapia de orientação psicanalítica para o tratamento das adicções:

uma introdução

  • Maurício de Novais Reis Universidade Federal do Sul da Bahia
Palavras-chave: Adicção, Toxicomania, Dependência química, Psicoterapia de orientação psicanalítica

Resumo

O presente artigo objetiva descrever os comportamentos adictivos, especificamente no tocante à sua caracterologia quando envolve o uso de substâncias psicoativas. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, realiza-se uma revisão das literaturas psicanalítica e psiquiátrica sobre a dependência química, refletindo acerca dos sentidos embutidos nas expressões “dependência química”, “toxicomania” e “adicção”. Além disso, propõe-se uma concepção menos anatomofisiológica dos aspectos diagnósticos, empreendendo uma discussão sobre os aspectos técnicos da psicoterapia de orientação psicanalítica como abordagem indicada para o tratamento das adicções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício de Novais Reis, Universidade Federal do Sul da Bahia

Psicanalista, professor e escritor. Graduado em Filosofia, graduado em Pedagogia, especialista em Teoria Psicanalítica, especialista em Sexologia e mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB).

Publicado
2022-07-01
Como Citar
Reis, M. de N. (2022). As contribuições da psicoterapia de orientação psicanalítica para o tratamento das adicções: . Revista Espaço Acadêmico, 22(235), 175-188. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62358