As contribuições da psicoterapia de orientação psicanalítica para o tratamento das adicções:
uma introdução
Resumo
O presente artigo objetiva descrever os comportamentos adictivos, especificamente no tocante à sua caracterologia quando envolve o uso de substâncias psicoativas. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, realiza-se uma revisão das literaturas psicanalítica e psiquiátrica sobre a dependência química, refletindo acerca dos sentidos embutidos nas expressões “dependência química”, “toxicomania” e “adicção”. Além disso, propõe-se uma concepção menos anatomofisiológica dos aspectos diagnósticos, empreendendo uma discussão sobre os aspectos técnicos da psicoterapia de orientação psicanalítica como abordagem indicada para o tratamento das adicções.
Downloads

Copyright (c) 2022 Maurício de Novais Reis (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.