Ponto cantado do espaço poético-político do Terreiro de Umbanda em espaço de educação

  • Pedro Ivo Cipriano Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Gira. Estética. Educação. Arte. Direitos Humanos.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar possibilidades educativas das religiosidades afrodescendentes no Brasil, em particular a Umbanda, em paralelo à educação escolar, usando o ponto cantado nos terreiros de Umbanda como um mote criativo e detentora de conhecimento, desconstruindo a ideia pejorativa e negativa dos poemas laudatórios afros que têm como conceito a negação do sentido. Significado que contém o conjunto de uma vivência religiosa na sociedade, tencionando a obrigatoriedade da lei 10.639/03 nas escolas como reparação das humanidades vilipendiadas por conta do racismo estrutural na sociedade brasileira inclusive no culto religioso, observa-se a arte como conhecimento, a obra de arte como pensamento demandando uma educação dos sentidos, prática continuada com base na ciência dos sentidos que sugere o diálogo das mesmas práticas na educação formal. Em uma epistemologia da gira, maneira de cantar a vida, de pintar a vida e descolonizar a mente, promove-se o uso da arte afrodescendente, macumbeira, fonte criativa e inspiradora, para escrever uma história que visita os antepassados por via de um método estético, tendo a arte como prisma. Proponho um deslocamento da macumba para a obra de arte. A palavra associada ao ritmo, associada a uma performance afro, pensar o mundo partindo da gira em uma educação afro que explora a arte como conhecimento e direito humano.

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Biografia do Autor

Pedro Ivo Cipriano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora –UFJF, pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional – Uninter, licenciado em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP. Artista plástico. Macumbeiro pictórico. Membro do Museu da Memória Negra de Petrópolis. Membro do MIRADA- Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente da Universidade Federal de Juiz de fora – UFJF.

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Cipriano, P. I. (2022). Ponto cantado do espaço poético-político do Terreiro de Umbanda em espaço de educação. Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 69-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/63136