“A luta pelos 147%”:

a mobilização social dos idosos a partir da luta pelo reajuste na aposentadoria no Brasil

  • Hosanah Pereira de Santana Filho Universidade Federal da Bahia
  • Clóvis Roberto Zimmermann
Palavras-chave: Movimento dos Aposentados, Políticas Sociais Previdenciárias, Sociologia do Envelhecimento

Resumo

O presente artigo teve por objetivo realizar uma análise da luta dos aposentados pelo reajuste dos 147%, ocorrida no Brasil nos anos de 1991 e 1992, a fim de identificar fatores não demográficos que impediram medidas neoliberais de contenção de políticas sociais previdenciárias. Por adotarmos uma orientação de que empiria e teoria são indissociáveis, o texto se desenvolveu através de uma revisão bibliográfica e da análise de dados empíricos já mobilizados por outros pesquisadores da área. Ao final, concluímos que não é possível reduzir as explicações sobre as políticas previdenciárias às questões meramente demográficas, uma vez que nossa análise mostrou que os velhos e velhas são atores políticos e sociais relevantes e que necessitamos, ao tratar de questões atinentes ao envelhecimento, conceituá-las em seus contextos materiais e simbólicos da sociedade ou grupo analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hosanah Pereira de Santana Filho, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade.

Clóvis Roberto Zimmermann

Doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg na Alemanha, professor de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Foco de suas pesquisas está relacionado aos temas das políticas sociais em perspectiva comparada em nível internacional.

Publicado
2023-03-13
Como Citar
Pereira de Santana Filho, H., & Zimmermann, C. R. (2023). “A luta pelos 147%”:. Revista Espaço Acadêmico, 22(239), 01-15. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/64950