Da retomada ao presente:
políticas afirmativas para povos indígenas no Brasil
Resumo
Falar de políticas afirmativas para indígenas no Brasil é trazer à tona a recente história de jovens estudantes que, ao ingressarem na universidade pública, precisaram inventar estratégias para morar, comer, vestir e, finalmente, estudar fora de suas aldeias. Histórias pessoais de estudantes indígenas que de algum modo tocam e traduzem o cotidiano de muitos outros estudantes negros e pobres no Brasil. Parte dessas histórias está presente em algumas cartas produzidas por lideranças e estudantes indígenas e enviadas ao Brasil. Queremos apresentar essas cartas neste artigo, apresentar essas histórias e os modos como as políticas afirmativas estão expressas nelas, para discutir como esses povos mobilizaram e ainda agenciam seu ingresso nessas instituições como forma de existir na comunidade política nacional, não mais como o “outro” exótico e infantilizado, mas como participante nas decisões políticas.
Downloads
Referências
ASSEMBLEIA INDÍGENA. Carta da assembleia dos chefes indígenas para o Presidente Geisel, em 19 de dezembro de 1978. Disponível em: < https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/da-assembleia-dos-chefes-indigenas-para-o-presidente-geisel/>. Acesso em: 04 maio 2022.
ATL. Carta do IV Acampamento Terra Livre (ATL) para o Brasil, em 19 de abril de 2007. Disponível em: ˂https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/dos-povos-indigenas-presentes-no-iv-acampamento-terra-livre-para-o-brasil-19-de-abril-de-2007/˃. Acesso em: 11 abr. 2022.
______. Carta do Acampamento Terra Livre 2022 para o Brasil, em 14 de abril de 2022. Disponível em:
COMUNIDADES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS. Carta das comunidades Puruborá, Kujubim e outras comunidades para o Brasil, em 23 de setembro de 2018. Disponível em:
ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. Carta do IV Encontro de Educação e Saúde Indígena do Amazonas para o Brasil, em 13 de dezembro de 2018. Disponível em:
ESTUDANTES INDÍGENAS. Carta dos estudantes indígenas aos/às candidatos(as), em 2017. Disponível em:
______. Carta do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) e dos Estudantes Indígenas da UFBA para o Presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), em 18 de abril de 2013. Disponível em:
______. Carta dos estudantes indígenas da UFSC para o Brasil, em 28 de março de 2016. Disponível em:
FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO INDÍGENA. Carta do I fórum nacional de educação indígena para autoridades brasileiras, em 02 de dezembro de 2015. Disponível em:
GLOBO. Estudante indígena vai à polícia após receber carta com ofensas na Ufac: ‘raça nojenta’. Reportagem do jornal Globo – G1 – Cruzeiro do Sul e Região. Disponível em:
HOCHULI, Alex. The Brazilianization of the World. American Affairs, v. 5, n. 2, verão, 2021, p. 93–115.
INÁCIO, Andila. Carta de Andila Inácio para o Presidente Ernesto Geisel, em 03 de agosto de 1978. Disponível em: < https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/de-andila-inacio-para-o-presidente-ernesto-geisel/>. Acesso em: 04 maio 2022.
INESC. A Conta do Desmonte - Balanço Geral do Orçamento da União. Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2021. Disponível em:
JUVENTUDE INDÍGENA DO NORDESTE. Carta do II Encontro da Juventude Indígena do Nordeste para o Brasil, em 08 de fevereiro de 2020. Disponível em: ˂ https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/do-ii-encontro-da-juventude-indigena-do-nordeste-para-brasileiros-08-02-2020/˃. Acesso em: 18 abr. 2022.
LIMA, A. C. S. Ações afirmativas no ensino superior e povos indígenas no Brasil: uma trajetória de trabalho. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, 24, n. 50, p. 377-448, jan./abr. 2018.
LIND, Michael. NEXT AMERICAN NATION: The New Nationalism and the Fourth Ame-rican Revolution. New York: Free Press, 1996.
MBYA GUARANI. Carta dos Mbya Guarani para Brasil, em 07 de fevereiro de 2019. Disponível em: ˂https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/dos-mbya-guarani-para-brasil/˃. Acesso em: 11 de abril de 2022.
POVOS DA AMAZÔNIA. Carta dos Povos da Amazônia para Brasil, 07 de novembro de 2019. Disponível em: < https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/dos-povos-da-amazonia-para-brasil/>. Acesso em: 04 maio 2022.
POVOS INDÍGENAS. Do Seminário Políticas de Ensino Médio para o Brasil, em 22 de outubro de 2003. Disponível em: ˂https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/do-seminario-politicas-de-ensino-medio-para-os-povos-indigenas-para-o-brasil/˃. Acesso em: 11 abr. 2022.
PROFESSORES INDÍGENAS. Carta dos professores indígenas para o Brasil, em 10 de setembro de 2002. Disponível em: ˂https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/de-professores-indigenas-para-o-brasil-10-09-2002/˃. Acesso em: 11 abr. 2022.
SILVA, Carlos Rafael. O modelo de gestão territorializada da política de educação escolar indígena no estado da Bahia. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 02, p. 59-70, 2013.
UNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS. Carta da União das Nações Indígenas para o Brasil, em 11 de outubro de 1986. Disponível em: < https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/da-uniao-das-nacoes-indigenas-para-o-brasil/>. Acesso em: 04 maio 2022.
UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS. Carta dos universitários indígenas da Bahia para o Brasil, em 16 de julho de 2009. Disponível em:
VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas: a história de sangue e resistência indígenas na ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
WAPICHANA, Mayra. Carta de Mayra Wapichana para o Conselho Indígena de Roraima (CIR), em 07 de abril de 2016. Disponível em: ˂https://cartasindigenasaobrasil.com.br/cartas/de-mayra-wapichana-para-o-conselho-indigena-de-roraima-cir/˃. Acesso em: 18 abr. 2022.
XUCURU-KARIRI, Rafael. Cartas indígenas ao presidente jair bolsonaro: modos de morrer sendo índio no Brasil. In: ZIMMERMAN, Clovis Roberto; CRUZ, Danilo Uzeda (Orgs.). Políticas sociais no Governo Bolsonaro: entre descasos, retrocessos e desmontes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Salvador: Pinaúna, 2022. Disponível em:

Copyright (c) 2022 Carlos Rafael da Silva, Suzane Lima Costa (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.