Da retomada ao presente:

políticas afirmativas para povos indígenas no Brasil

Palavras-chave: cartas indígenas, histórias pessoais, educação escolar indígena, políticas afirmativas

Resumo

Falar de políticas afirmativas para indígenas no Brasil é trazer à tona a recente história de jovens estudantes que, ao ingressarem na universidade pública, precisaram inventar estratégias para morar, comer, vestir e, finalmente, estudar fora de suas aldeias. Histórias pessoais de estudantes indígenas que de algum modo tocam e traduzem o cotidiano de muitos outros estudantes negros e pobres no Brasil. Parte dessas histórias está presente em algumas cartas produzidas por lideranças e estudantes indígenas e enviadas ao Brasil. Queremos apresentar essas cartas neste artigo, apresentar essas histórias e os modos como as políticas afirmativas estão expressas nelas, para discutir como esses povos mobilizaram e ainda agenciam seu ingresso nessas instituições como forma de existir na comunidade política nacional, não mais como o “outro” exótico e infantilizado, mas como participante nas decisões políticas.

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Biografia do Autor

Carlos Rafael da Silva, Universidade Federal da Bahia

 Cientista Político do Povo Xucuru-Kariri, Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Bolsista Fapesb) e Analista de Políticas Sociais do Ministério da Educação. rafaelxucurukariri@gmail.com

Suzane Lima Costa, Universidade Federal da Bahia

Profª Drª do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Projeto as Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil - https://cartasindigenasaobrasil.com.br/ - suzanelimacosta@gmail.com

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Silva, C. R. da, & Costa, S. L. (2022). Da retomada ao presente: . Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 04-15. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65304
Seção
Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões