Narrativas de estudantes cotistas em curso de alto prestígio social da Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave: Ações afirmativas. Sistema de cotas. Desigualdades. Narrativas.

Resumo

Este trabalho versa sobre as políticas de ações afirmativas na Universidade do Estado da Bahia, especificamente as narrativas de estudantes cotistas em curso de alto prestígio social. Refere-se, portanto, a um recorte da dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade que teve como foco principal, pesquisar a trajetória dos estudantes que optaram pelo sistema de cotas. É possível identificar nas narrativas dos estudantes, o quão as políticas de ações afirmativas contribuíram para o acesso a universidade e ao mesmo tempo, criar estratégias para lidar com as dificuldades ao longo do curso. Também, foi visto que as marcas subjetivas calcadas pelas desigualdades sociais e raciais, carimbaram, sobremaneira, a história de vida dos estudantes entrevistados. A investigação permeou pela abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso e a entrevista semi-estruturada como técnica de pesquisa. Com isso, evidencia-se que as trajetórias dos estudantes foram marcadas por inúmeras dificuldades, as quais foram trazidas em suas narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vandeilton Trindade Santana, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Gestão Educacional (UESB) e Psicologia Clínica (UNEB); Graduado em Pedagogia, docência e gestão de processos educativos (UNEB);. Graduado em Psicologia (UNIJORGE).

Referências

FERES JÚNIOR, J.; CAMPOS, L. A.; DAFLON, V.T.;VENTURINI, A. C.
História da ação afirmativa no Brasil. In: Ação afirmativa: conceito, história e debates [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, pp. 65-89. Sociedade e política collection. ISBN: 978-65-990364-7-7.
GUIMARÃES, A. S. A. O acesso de negros às universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 247-268, março/ 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/f7yMvXF9VLGKPKdXSHcRBqy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2022.
HASENBALG, C. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Traduzido por Patrícia Burglin – 2 ed. Belo Horizonte. Editora UFMG – Rio de Janeiro. IUPERJ, 2005.
História da ação afirmativa no Brasil. In: Ação afirmativa: conceito, história e debates [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, pp. 65-89. Sociedade e política collection. ISBN: 978-65-990364-7-7.

MATTOS, W. R. O Ano do Começo: Características e Aspectos Iniciais da Implantação do Sistema de Cotas para Negros na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Plurais Revista Multidisciplinar da UNEB. Salvador, v. 1, n. 1, p. 120-142, jan./abr. 2010. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/7-Texto%20do%20artigo-6-1-10-20101114.pdf . Acesso em: 08 set. 2022
PENA, M. A. C.; MATOS, D. A. S.; COUTRIM, R. M. E. Percurso de estudantes cotistas: ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 01, p. 27-51, mar. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4TXZQd4JLzHvcBLpDvbhBks/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2022.
QUEIROZ, D. M. Desigualdades raciais no ensino superior no Brasil. Um estudo comparativo. Novos toques, Salvador, v. 5, p. 13-77, 2002.

QUEIROZ, D. M. O Estágio Atual das Políticas Afirmativas nas Universidades Brasileiras. Revista TOMO, n. 24 (2014): jan./jun. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/3192. Acesso em: 10 jan. 2021.

QUEIROZ, D. M. O negro e a universidade brasileira. HAOL, Núm. 3 (Invierno, 2004),73-82.Disponível em: file:///D:/Documents/Downloads/DialnetONegroEAUniversidadeBrasileira- 829437.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
RISTOFF, D. I. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socio-econômico do estudante de graduação. Avaliação, Campinas, SP, v. 19, p. 723-747, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2058. Acesso em: 25 set. 2022.
SANTANA, V. T. Estudantes cotistas em curso de alto prestígio social da Universidade do Estado da Bahia: Percepções, enfrentamentos e superações. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação, Salvador, 2019. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp- content/uploads/2019/09/17-07-VANDER-DISSERTA%C3%87%C3%83O- 2.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.
SANTOS, D. B. R. Curso de branco: uma abordagem sobre o acesso e a permanência de estudantes de origem popular nos cursos de saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, jan/abr de 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3229/7579. Acesso em: 11 set. 2021.
SANTOS, D. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. 214f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Educação, Salvador, 2009. Disponível em: http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/ufba_tese_2009_DBRSa ntos.pdf. Acesso em: 11 set. 2021.
SANTOS, J. T. (org.). O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Salvador: CEAO, 2013. 280p.
SILVA, A. (et.al). A promoção da igualdade racial no primeiro semestre de 2007 e os programas de ação afirmativa nas universidades públicas. In: JACCOUD, L. (org.) Uma análise dos últimos 20 anos. Brasília: IPEA, 2009. p. 171-204.
TEIXEIRA, A. M. B.; DAZZANI, M. V. M. Tornando-se Negro: Tensões Subjetivas e Culturais na Experiência Identitária de ser um Estudante Universitário Negro. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, vol. 11, n. 1, p. 83-102, Janeiro-Junho, 2019 - ISSN 2175-5027. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpi/v11n1/06.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
TERRA, R. B. M. R. B.; CARRARO, G. S.; FERREIRA, M. P. R. As Políticas Públicas de Inclusão ao Ensino Superior: uma análise do contexto brasileiro nos últimos 20 anos. Seqüência (Florianópolis), n. 83, p. 142-159, dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177- 70552019000300142&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 ago. 2022.
Publicado
2022-11-01
Como Citar
Santana, V. T. (2022). Narrativas de estudantes cotistas em curso de alto prestígio social da Universidade do Estado da Bahia. Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 48-56. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65315
Seção
Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões