Narrativas de estudantes cotistas em curso de alto prestígio social da Universidade do Estado da Bahia
Resumo
Este trabalho versa sobre as políticas de ações afirmativas na Universidade do Estado da Bahia, especificamente as narrativas de estudantes cotistas em curso de alto prestígio social. Refere-se, portanto, a um recorte da dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade que teve como foco principal, pesquisar a trajetória dos estudantes que optaram pelo sistema de cotas. É possível identificar nas narrativas dos estudantes, o quão as políticas de ações afirmativas contribuíram para o acesso a universidade e ao mesmo tempo, criar estratégias para lidar com as dificuldades ao longo do curso. Também, foi visto que as marcas subjetivas calcadas pelas desigualdades sociais e raciais, carimbaram, sobremaneira, a história de vida dos estudantes entrevistados. A investigação permeou pela abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso e a entrevista semi-estruturada como técnica de pesquisa. Com isso, evidencia-se que as trajetórias dos estudantes foram marcadas por inúmeras dificuldades, as quais foram trazidas em suas narrativas.
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Referências
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