As políticas públicas afirmativas voltadas para os territórios quilombolas e o mito da igualdade social

  • Uilson Viana de Souza UFBA
Palavras-chave: políticas afirmativas; quilombos; educação quilombola; recorte; racismo; igualdade social

Resumo

Este artigo surge de um projeto de intervenção durante minha inserção na Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça da Universidade Federal da Bahia (NEIM-UFBA) em 2014 e busca discutir o legado e o ideário das politicas públicas afirmativas voltadas para os quilombolas com foco na educação escolar quilombola, sem perder de vista as diversas temáticas e questões antenientes aos quilombos, como terra e território. O trabalho amplia a discussão para compreender como as politicas são pensadas no bojo das gestões públicas e como a ideia de igualdade social acaba por atropelar e negar direitos para questões interseccionais como raça, gênero e racismo. Neste sentido, busca apresentar e compreender que as generalizações na elaboração das políticas públicas partem de discursos produzidos numa lógica de manutenção de um modis operandi e de um racismo estrutural e institucional.

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Biografia do Autor

Uilson Viana de Souza, UFBA

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA); Mestre em Educação Cultura e Territórios Semiáridos – (PPGESA-UNEB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Multimeios (UM).

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Souza, U. V. de. (2022). As políticas públicas afirmativas voltadas para os territórios quilombolas e o mito da igualdade social. Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 16-25. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65316
Seção
Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões