Movimentos negros e ações afirmativas no ensino superior:

resistências, diálogos e conquistas no Sul da Bahia

  • Maria Rita Santos Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Movimento Negro. Ações Afirmativas. Ensino Superior

Resumo

Este artigo aborda a centralidade de Movimentos Negros nas lutas pela efetivação das ações afirmativas visando o acesso de estudantes negros oriundos da escola pública à Universidade. Trata-se de discutir a desigualdade racial no ensino superior no Sul da Bahia, que se manifesta na ausência da população negra na universidade identificada por sujeitos negros moradores da periferia do município de Itabuna em 2001, a partir da realização de uma pesquisa. Considero que os Movimentos Negros, historicamente, atuam para reverter a exclusão de várias formas, dentre as quais: ações coletivas voltadas para a educação da população negra, ao tempo em que, denunciam a omissão por parte do estado brasileiro e sistematizam propostas de políticas públicas efetivas que reconheçam a desigualdade racial como central na formulação de ações afirmativas.

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Biografia do Autor

Maria Rita Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB); Pesquisadora e colíder do Grupo de Pesquisa em Acesso, Permanência e Evasão na Universidade (GRAPEUNI/ UESC/ CNPq); professora-pesquisadora do Pré-universitário para Afrodescendentes (PREAFRO/ Itabuna-Bahia).

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Santos, M. R. (2022). Movimentos negros e ações afirmativas no ensino superior: . Revista Espaço Acadêmico, 22(237), 57-68. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65319
Seção
Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões