A arte que se faz em versos e seu poder em construir saberes

Palavras-chave: Poesia. Didática. Produção. Conhecimento.

Resumo

A arte poética que sempre esteve presente na vida da humanidade é o principal ingrediente desse artigo que traz como problema de pesquisa qual a relação entre a poesia e a produção de conhecimento? Propôs como objetivo geral apresentar as relações entre a poesia e a produção de conhecimento e como específicos identificar o papel didático da poesia e mostrar a importância da poesia na produção do conhecimento. Através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, desenvolveram-se estratégias para chegar à resposta do problema. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Gonçalves Dias, em Boa Vista – RR e os sujeitos foram professores de Língua Portuguesa/Literatura. Como percepção final, pode-se observar que a poesia promove a reflexão sob o conteúdo, forma o leitor e escritor, além de incentivar a leitura, tornar a aula significativa e desenvolver a humanidade no humano, livrando-o da barbárie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacilene Silva da Cruz, Governo do Estado de Roraima

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Roraima, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pelo IBPEX, Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA e Professora Efetiva da SEED/RR. 

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad.: Artur Morão. Edições 70. Coimbra: Portugal, 2011.

ANDRADE, Carlos Drummond. Canção Amiga. Disponível em: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/1221849/. Acesso 13 de out. de 2022.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Paulo Pinheiro. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo, Cortez, 2011.

BUARQUE, Jamesson e BARROS, Deusa Castro. Por uma desestabilização do uso da poesia no Ensino Médio. In.: Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético. Org.: SILVA, Débora Cristina Santos e. CAMARGO. Goiandra Ortiz e GUIMARÃES. Maria Severina Batista. Goiânia. Cânone Editorial. 2012.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de
Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

CRUZ, Jacilene S. Entre o ensino e a aprendizagem, a poesia pede passagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

DUNCAN, Zélia. Vida em Branco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IjV-99mZ8eM. Acesso: 09 de jun. de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 70ª edição. São Paulo, Paz e Terra, 2019.

KONDER, Leandro. Os marxistas e a arte: breve histórico crítico de algumas tendências da estética marxista. 2ª edição, São Paulo: Expressão Popular, 2013.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. (Org.) ZILBERMAN, Regina. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1993.

LEAL. Lidyane Cristina Galdino. A importância da poesia na formação de leitores. V ENID – Encontro de iniciação à docência da UEPB, 2015.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. (Org.) Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. 1ª ed. São Paulo. Parábola, 2021.

PAIXÃO, Fernando. O que é poesia. 4ª edição. São Paulo, Editora Brasiliense, 1987.

PAZ, Octavio. O arco e a Lira. Trad. Olga Sawary. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1982.

QUINTANA, Mário. Os poemas. Revista Bula. Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/ Acesso: 18 de out. 2022.

SILVA, Gerson Pindaíba da. A importância da leitura para a formação social. Revista Científica Multidisciplinar. Núcleo do Conhecimento. Ano 02, 2017 Vol. 01. pp 540-549

SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 3ª edição. Trad.: Cátia Aída Pereira da Silva. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, nº 14, 12/2009. Rio Grande do Sul, 2009,

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.). Literatura e pedagogia: Ponto e Contraponto. 2ª edição. São Paulo: Global, 2008.
Publicado
2023-06-08
Como Citar
Cruz, J. S. da. (2023). A arte que se faz em versos e seu poder em construir saberes. Revista Espaço Acadêmico, 23(240), 01-12. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65474