A identidade entre o público e o privado
Resumo
Objetivou-se analisar o processo de constituição da identidade profissional de um professor universitário e conhecer a transformação identitária vivida por ele na passagem do universo da instituição de ensino superior pública para a instituição de ensino superior privada, marcadas pelo capitalismo acadêmico. Com essa perspectiva, a história de vida de Petrônio permitiu acompanhar o movimento de transformação das instituições de ensino superior brasileiras, por meio das personagens que assume ao longo de seu percurso profissional, assim como pelas suas reflexões críticas a respeito dessa realidade. Na universidade privada, Petrônio agiu de forma estratégica e foi um docente-adaptado e sem autonomia. Entretanto, na universidade pública, foi mais reflexivo e diferenciado, tornando-se um docente-prestigiado que buscou seu processo emancipatório. Entre a universidade pública e a universidade privada foi um docente-crítico que foi a marca de sua identidade profissional.
Downloads
Referências
BERGER, P. L. e LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985. 248 p.
CARVALHO, E. J. G.; PIRES, D. de O. Arranjos de desenvolvimento da educação: da parceria público-privada à disputa pelo fundo público educacional. Dossiê Processos de Privatização da Educação em Países Latino-americanos. Educar em Revista, v. 36, e77538, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.77538.
CIAMPA, A. C. A história de Severino e a estória de Severina: Um Ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1987. 242 p.
DUBAR, C. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HABERMAS, J. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1976
KOLYNIAK, H. M. R. Uma Abordagem Psicossocial de Corporeidade e Identidade. Integração. 2005. Ano XI, nº. 43, 337-345. Disponível em:
https://docplayer.com.br/8859331-Uma-abordagem-psicossocial-de-corporeidade-e-identidade.html. Acesso em: 27 nov. 2022
LIMA, T.; CUNHA, M. A educação superior no Brasil contemporâneo (1995-2016): uma análise dos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Jornal de Políticas Educacionais. v. 14, n. 28, p. 1-19, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71794.
MINTO, L. W. As reformas do ensino superior no Brasil: o público e o privado em questão. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. 308 p.
SATO, L.; COUTINHO, M. C.; BERNARDO, M. H. Psicologia social do trabalho. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2018.
SCHWARTZMAN, S.; SILVA, R. L.; COELHO, Rooney R. A. Por uma tipologia do ensino superior brasileiro: teste de conceito. Estudos Avançados [online]. 2021, v. 35, n. 101, pp. 153-186. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.011
SLAUGHTER, S.; LESLIE, L. Academic capitalism: politics, policies, and the entrepreneurial university. Johns Hopkins University: Baltimore, 1997. 276 p.
STANO, R. C. M. T. Ser Professor no Tempo do Envelhecimento: professoralidade em cena. São Paulo: Educ, 2005. 248 p.
SENKEVICS, A. S. A expansão recente do ensino superior. Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais, v. 3, n. 4, p. 199-246, 2021. DOI: https://doi.org/10.24109/27635139.ceppe.v3i4.4892

Copyright (c) 2023 Rita Eliana Masaro (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.