Getúlio e Jango:

entre a história, a memória e a patrimonialização

Palavras-chave: Patrimônio. Memória Coletiva. História. Identidade Social.

Resumo

O objetivo deste artigo é, a partir de uma discussão teórica em torno nos temas da memória, história e patrimônio, analisar como as trajetórias sociais e políticas dos ex-presidentes brasileiros Getúlio Vargas e João Goulart são percebidas, rememoradas e apropriadas na cidade em que nasceram, o munícipio de São Borja, no Rio Grande do Sul. A partir desta intenção, pretendemos compreender os modos de patrimonialização destes personagens e a perpetuação de suas histórias como um fator de identidade social, assim como as disputas, discursos, graus de valorização e usos políticos que estão imbricadas nesta abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em História (2021) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi docente dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História, Geografia e Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas (2016-2018). Associado e membro da Diretoria (Tesoureiro/Gestão 2018-2020) do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). É membro e ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB - Gestões 2015-2017 e 2017-2019) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde atua como vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2019). É membro da Equipe Editorial da Revista Sillogés, vinculada ao GT Acervos: História, Memória e Patrimônio da ANPUH-RS, assim como da Revista Latino-Americana de História, periódico discente do Programa de Pós-graduação em História da UNISINOS. Membro do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios/Núcleo do Rio Grande do Sul. Foi integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e conselheiro titular no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (2016-2018). Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios (2013-2016) do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Tem experiência como professor de Ensino Fundamental e Médio. Integrante, na qualidade de pesquisador, dos grupos de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Processos Identitários (NIEMPI), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; história da educação; ensino de História e uso de fontes audiovisuais e impressas em sala de aula.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade/ Editora UNESP, 2001.
FERREIRA, Jorge. João Goulart: uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.
LE GOFF, J. Memória. In: LE GOFF, J. Enciclopédia Einaudi: volume 1 –Memoria e História. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984.
NETO, Lira. Getúlio: Dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NETO, Lira. Getúlio: Do Governo Provisório à ditadura do Estado Novo (1930-1945). São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
NETO, Lira. Getúlio: Da volta pela consagração popular ao suicídio (1945-1954). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p.7-28, dez.1993.
NORA, Pierre. Conclusions des Entretiens In: NORA, Pierre. Science et conscience du patrimoine. Paris: Fayard, 1997
POULOT, Dominique. Musée, nation, patrimoine. Paris: Gallimard, 1997.
RODRIGUES, Donizete. Patrimônio cultural, memória social e identidade: uma abordagem antropológica. Revista Ubimuseum, v. 1, p. 45-52, 2012.
SIBONY, Daniel. Le patrimoine. Un lieu d´être autrement In: LE GOFF, Jacques. Patrimoine et passions identitaires. Paris: Fayard, 1998.
Publicado
2023-10-20
Como Citar
Santos, R. L. dos. (2023). Getúlio e Jango: . Revista Espaço Acadêmico, 23(241), 89-104. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65802