Significações sobre deficiências no chão da escola:

perspectivas a partir das diversidades no chão da escola

Palavras-chave: Deficiência, Diversidade, Educação Inclusiva

Resumo

A presente resenha busca apresentar as ideias abordadas no livro Deficiências e Diversidades: educação inclusiva e o chão da escola, de autoria de Marcos Cezar de Freitas, publicado em 2022. A obra, composta por quinze capítulos, trata das questões que envolvem o reconhecimento da alteridade no chão da escola a partir de uma perspectiva da deficiência menos deficitária a fim de considerar outros elementos que estão em jogo como a origem, a condição socioeconômica, a raça e as condições ambientais. Para isso, discute, através de uma pesquisa etnográfica no contexto da educação pública na cidade de São Paulo, não somente o acesso e a acessibilidade, mas também os aspectos culturais, sociais e raciais que permeiam o ambiente escolar, dando consistência a categoria da diversidade. Portanto, ao buscar reconhecer a educação inclusiva de forma ampliada, denunciando o modo esvaziado como a palavra inclusão tem sido empregada no chão da escola, o livro tece uma construção argumentativa original, na qual aproxima as discussões sobre deficiência e diversidade cultural, sendo de suma importância à reflexão dos educadores sobre as práticas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Lopes Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre pelo mesmo Programa (PPGE-FaE-UFMG), especialista em Psicopatologia da Criança e do Adolescente pelo Hospital Santa Catarina de Blumenau, bacharel e licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Corpos Mistos (UFMG), o Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI-Minas) e o Projeto de Extensão Arte e Diferença (UFMG).

Referências

FREITAS, Marcos Cezar de. Deficiências e diversidades: educação inclusiva e o chão da escola. São Paulo: Cortez Editora, 2022.
Publicado
2023-03-13
Como Citar
Machado, N. L. (2023). Significações sobre deficiências no chão da escola:. Revista Espaço Acadêmico, 22(239), 131-133. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/66365