Pensar com o corpo:

por uma psicanálise encarnada em nossa Terra

  • Maria Luiza Mendonça de Melo e Paiva PUC-SP
Palavras-chave: psicanálise, decolonialidade, psicanálise e corpo, iorubá, Exu

Resumo

Este artigo nasce de reflexões elaboradas a partir da prática da psicanálise, experiências pessoais nas macumbas brasileiras e experimentações corporais em ambos os contextos. Busco transcender uma compreensão de corpo limitada e metafísica, em direção a diálogos tecidos entre a psicanálise, a filosofia deleuziana e ideias de origem iorubá presentes em tradições afrobrasileiras, como Èṣù, ara e è. Proponho com isso a concepção de um corpo dinâmico, coletivo, mais víscera do que pele e espelho, e de um pensamento não-dicotômico que se sustente a partir deste corpo, e não a partir de cabeças desencarnadas, como nos impôs a colonialidade eurocentrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Mendonça de Melo e Paiva, PUC-SP

Mulher trans e macumbeira, psicóloga e especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP, especializanda em Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada pelo NUCAFE. Com formação e experiência em Acompanhamento Terapêutico, compõe a Escuta Pública de Psicanálise desde sua origem em 2021, tendo atuado na Oficina Clínica de Psicanálise de 2019 até este ano. Atualmente, além da psicanálise pública, atua na clínica psicanalítica tradicional, bem como em trabalhos corporais pela MTC e, junto com Mãe Aninha de Oxum, mantém como mãe-de-santo a Casa das Palhas, terreiro que funciona em seu quintal.

Referências

CABRAL, Alexandre Marques. Teologia da malandragem: a arte de viver segundo Mestre Malandrinho da Umbanda. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

DELEUZE, Gilles [1969]. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles [1981]. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix [1980]. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2021.

FREUD, Sigmund [1923]. O Ego e o Id. In: Obras completas: edição standard, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GOLDENBERG, Ricardo. Desler Lacan. São Paulo: Instituto Langage, 2018.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os nagô e a morte: Pàde, Àsèsè e o culto de Égun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 2012.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz; HADDOCK-LOBO, Rafael. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.
Publicado
2023-06-08
Como Citar
Paiva, M. L. M. de M. e. (2023). Pensar com o corpo:. Revista Espaço Acadêmico, 23(240), 52-60. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/67063