Intelectuais, luta de classes e partido político
Resumo
Discute-se neste ensaio a compreensão de intelectual apresentada por Antônio Gramsci e Leon Trotsky. Procura-se discutir a atuação dos intelectuais como parte da luta de classes, relacionado esse debate com a discussão acerca do partido, a qual parte da das ideias desenvolvidas por Lenin. Para tanto, são analisados textos desses pensadores marxistas em comparação com outros autores que desenvolveram a temática dos intelectuais em suas obras.
Downloads
Referências
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring: a revolução científica segundo o senhor Eugen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.
LENIN, Vladimir. Que fazer. São Paulo: Martins, 2006.
GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
LÖWY, Michael. A evolução política de Lukács. São Paulo: Cortez, 1998.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
SILVA, Michel Goulart da. Gramsci, os intelectuais e a educação. In: Michel Goulart da Silva. (Org.). Educação e trabalho: configurações e metamorfoses no capitalismo contemporâneo. Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2021a, p. 24-33.
SILVA, Michel Goulart da. “Gramsci, os intelectuais e a prática política”. Contra a Corrente, nº. 1, p. 45-50, 2009.
SILVA, Michel Goulart da. “O partido político em Florestan Fernandes”. Em Debate, n. 8, 2013.
SILVA, Michel Goulart da. “Universidade, capitalismo e produção do conhecimento”. Boletim de Conjuntura (BOCA), nº. 15, p. 94-97, 2021b.
TROTSKY, Leon. Intelligentsia y socialismo. In: Literatura y revolución. Paris: Ruedo Ibérico, 1969, t. 1.

Copyright (c) 2023 Michel Goulart da Silva (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.