A educação da sensibilidade e o ensino de artes:
compreensões compósitas por uma educação implicada
Resumo
Este artigo em pauta, resultante da pesquisa “Por uma educação implicada: um olhar para a educação da sensibilidade através do Ensino de Artes”, propõe compreender comoa educação da sensibilidade, através do ensino de artes, pode infligir o lugar racional em que se impôs a educação ocidental. Tem-se como base, especialmente, a Abordagem Sociocultural de Freire (1987), que, por sua vez, se interconecta com a Abordagem Triangular de Barbosa (2011), que trata de uma educação libertária, visando a emancipação sociocultural e política do sujeito, como ferramenta analítica para despertar nos educandos possibilidades outras de compreensão da realidade, o meio da diversidade cultural e humana como exercício fundamental. Neste trabalho, desejamos contribuir como ensino das artes, numa perspectiva implicada na construção de pontes e travessias, para a ressignificação da aprendizagem na contemporaneidade, não mais pautada pela abordagem de ensino tradicional. As abordagens supracitadas buscam estratégias de sociabilidade para a valorização da subjetividade, do conhecimento prévio do sujeito e para o fortalecimento das trocas de saberes entre o educador e educando, para além do contexto educacional. Interessa ainda problematizar como a sensibilidade foi destituída do processo educacional pelo ocidente, através de forças doutrinadoras e, sobretudo, propor alternativas emancipadoras para uma ampla leitura de mundo através da arte-educação, para a subversão de lógicas dominantes cristalizadas na sociedade como um todo.
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