A educação da sensibilidade e o ensino de artes:

compreensões compósitas por uma educação implicada

  • Jeferson Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Educação implicada; ensino de arte; arte-educação; sensibilidade.

Resumo

Este artigo em pauta, resultante da pesquisa “Por uma educação implicada: um olhar para a educação da sensibilidade através do Ensino de Artes”, propõe compreender comoa educação da sensibilidade, através do ensino de artes, pode infligir o lugar racional em que se impôs a educação ocidental. Tem-se como base, especialmente, a Abordagem Sociocultural de Freire (1987), que, por sua vez, se interconecta com a Abordagem Triangular de Barbosa (2011), que trata de uma educação libertária, visando a emancipação sociocultural e política do sujeito, como ferramenta analítica para despertar nos educandos possibilidades outras de compreensão da realidade, o meio da diversidade cultural e humana como exercício fundamental. Neste trabalho, desejamos contribuir como ensino das artes, numa perspectiva implicada na construção de pontes e travessias, para a ressignificação da aprendizagem na contemporaneidade, não mais pautada pela abordagem de ensino tradicional. As abordagens supracitadas buscam estratégias de sociabilidade para a valorização da subjetividade, do conhecimento prévio do sujeito e para o fortalecimento das trocas de saberes entre o educador e educando, para além do contexto educacional. Interessa ainda problematizar como a sensibilidade foi destituída do processo educacional pelo ocidente, através de forças doutrinadoras e, sobretudo, propor alternativas emancipadoras para uma ampla leitura de mundo através da arte-educação, para a subversão de lógicas dominantes cristalizadas na sociedade como um todo.

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Biografia do Autor

Jeferson Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Formado em Licenciatura Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB e Tecnólogo em Gestão Pública - UNIFACS. Pós-graduando em Artes Visuais e Arte- educação pela UNIMINAS. É Coordenador da Representação da Aliança Nacional LGBTI+ no Município de Santo Amaro/Bahia e Diretor Artístico e Coreógrafo do Grupo Artístico e Cultural Quadrilha Junina Mistura Nordestina.

Referências

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Publicado
2024-03-06
Como Citar
Santos, J. (2024). A educação da sensibilidade e o ensino de artes:. Revista Espaço Acadêmico, 23(243), 85-97. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/68329