Elementos de matriz africana na prosa literária de Cidinha da Silva
Resumo
O presente trabalho trata da análise das obras “Cada tridente em seu lugar” (2007) e “Um Exu em Nova York” (2018) da autora mineira Cidinha da Silva, pautada no pensamento produzido pelos autores Luiz Rufino e Luiz Antonio Simas. Foram privilegiados aspectos correlacionados a elementos de manifestações culturais e religiosas de matriz africana e como esses se configuram nas produções abordadas. Verificou-se a possibilidade de interlocução entre ambas as produções sob o aspecto das africanidades mencionadas. Notou-se, ainda, que a autora Cidinha da Silva transita por uma multiplicidade de formas literárias (enfatizando-se o conto e a crônica) e que estas mantêm intrínseca relação com ritos de matriz africana. Por fim, evidenciou-se o aspecto contracolonial das obras.
Downloads
Referências
RIVERA, Tania. O sujeito na arte e na análise contemporânea. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, vol.19, n.1, p. 13, 2007.
RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antonio. Flecha no Tempo. 1 ed., Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antonio. Fogo no Mato. 1 ed., Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SILVA, Cidinha da. Cada tridente em seu lugar. 1 ed, Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
SILVA, Cidinha da. Um Exu em Nova York. 1.ed., Rio de Janeiro: Pallas, 2018
SIMAS, Luiz Antonio. O que se vê nas ruas. Suplemento Pernambuco, n.173, junho de 2020.

Copyright (c) 2023 Rodrigo Pallú Martins (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.