Análise do currículo de uma Licenciatura em Pedagogia com foco nas identidades de gênero e nos direitos humanos

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Thiago Sartori USP / UNIAN
Palavras-chave: Currículo. Formação de Professores. Gênero.

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de identificar questões de identidades de gênero e direitos humanos no currículo de uma Licenciatura em Pedagogia ofertada por uma instituição de ensino superior localizada na grande São Paulo. A fundamentação teórica está alojada no campo investigativo das Políticas Públicas Curriculares em interface com a Formação de Professores, sendo esta última vertente recorrente nas discussões travadas no âmbito da referida licenciatura. A metodologia é do tipo documental, pois analisamos o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Pedagogia a partir de uma abordagem qualitativa. A pesquisa revela pouca aderência curricular no que compete às questões de gênero e diversidade sexual, uma vez que as poucas disciplinas identificadas com aderência à referida temática estão previstas como optativas, o que abre a possibilidade de formação do pedagogo sem que ele, necessariamente, tenha discutido estas temáticas de maneira significativa.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) - (UFT).

Thiago Sartori, USP / UNIAN

Doutorando em Mudança Social e Participação Política (USP).

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Publicado
2023-10-20
Como Citar
Pereira, B. G., & Sartori, T. L. (2023). Análise do currículo de uma Licenciatura em Pedagogia com foco nas identidades de gênero e nos direitos humanos. Revista Espaço Acadêmico, 23(241), 36-48. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/69137