Caminhos possíveis para uma história escolar da Primeira República “vista desde baixo”:

as experiências das classes e dos grupos subalternos

Palavras-chave: Ensino de História, História escolar, Primeira República, História vista desde baixo

Resumo

A intenção deste texto é apontar alguns caminhos possíveis para uma história escolar da Primeira República “vista desde baixo”. São destacados conteúdos que se relacionam a como as classes e os setores subalternos desta sociedade (povos originários, população negra, classe trabalhadora, mulheres e camponeses) lidaram com os desafios sociais de então, com ênfase nas lutas por direitos civis, políticos e sociais que moldaram a história do período. Também são sugeridas algumas estratégias didáticas para trabalhar esses conteúdos em sala de aula. Com isso, esperamos contribuir para a necessária transformação das narrativas “desde cima”, que ainda tem grande peso nos currículos e materiais didáticos sobre a Primeira República, substituindo-as por narrativas que deem voz e protagonismo a tais setores e colaborar, assim, para a construção de uma educação emancipatória.

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Biografia do Autor

Marcio Lauria Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História Social pelo PPGH UFF, professor de História no IFBA de Porto Seguro, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trótski / trotskismo e a Historiografia (GEPTH) e pesquisador associado ao NIEP-MARX UFF. Produção disponível em https://www.researchgate.net/profile/Marcio-Lauria-Monteiro e https://uff.academia.edu/MarcioLauriaMonteiro

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Publicado
2024-03-06
Como Citar
Monteiro, M. L. (2024). Caminhos possíveis para uma história escolar da Primeira República “vista desde baixo”:. Revista Espaço Acadêmico, 23(243), 98-114. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/69625