Núcleos coloniais e agricultura na Amazônia Imperial: uso e ocupação da terra

  • Francivaldo Alves Nunes Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Agricultura, Modernidade, Colonização

Resumo

Fomento a produção, reforma das técnicas agrícolas, intensificação dos sistemas produtivos e aumento da produtividade são algumas diretrizes recorrentes nos projetos de reformulação da agricultura desenvolvidos no Brasil no período Imperial. Na Amazônia a criação dos Núcleos Coloniais, na segunda metade do século XIX, constituem ações governamentais que buscam atender essas demandas. Analisar os elementos que estimulam a formação das Colônias Agrícolas e que nos ajuda a pensar a constituição de paisagens agrárias e os processos de apropriação da terra é a tarefa que nos ocupamos nesta comunicação; entendendo que, além de uma questão de consumo e produção, os Núcleos Coloniais na Amazônia se evidenciaram como espaços de experimentação de novas técnicas produtivas, melhor aproveitamento da terra, do exercício de domínio das matas, promoção do povoamento e disciplinarização dos sujeitos sociais envolvidos na construção deste espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francivaldo Alves Nunes, Universidade Federal do Pará
Possui graduação em História (1999) e Mestrado em História Social da Amazônia (2008) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal do Pará, atuando no Campus Universitário do Tocantins / Cametá, e doutorando em História Social na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e História da Amazônia Imperial; atuando principalmente com os seguintes temas: conflito de terra, apropriação territorial, agricultura, núcleos coloniais e migração. É membro do Núcleo de Referência Agrária da Universidade Federal Fluminense e participa das linhas de pesquisa História Social da Agricultura e História Social da Propriedade na mesma instituição.
Publicado
2009-08-29
Como Citar
Nunes, F. A. (2009). Núcleos coloniais e agricultura na Amazônia Imperial: uso e ocupação da terra. Revista Espaço Acadêmico, 9(100), 70-76. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7011