Por que pensar a educação nos tempos de pandemia com Paulo Freire?
Resumo
O artigo tem a intenção de tecer reflexões sobre os motivos e objetivos de se pensar a educação nos tempos de pandemia com Paulo Freire. Em um primeiro momento chamado “Tempos de pandemia neoliberal: a educação em uma situação limite?” busca refletir sobre o contexto da pandemia do coronavírus e sua relação com o contexto neoliberal; em um segundo momento chamado “Pensamento, ação e atos-limite: recriar os sentidos políticos da educação?” busca refletir sobre as possibilidades de luta e libertação desses contextos por meio de uma educação libertadora e seus sentidos de humanização, de diálogo, de reflexão crítica e de conscientização; e em um terceiro momento chamado “Os tempos de esperança para uma outra educação possível: um inédito-viável?” busca refletir sobre a esperança como fundamento e realização de uma outra educação possível. Trata-se de um estudo de natureza teórica feito por meio de investigação conceitual em fontes bibliográficas diversas.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.
_________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b.
________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
_________. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
_________. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d´água, 1995.
_________. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A.. Pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas idéias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GADOTTI, M. A escola e o professor : Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo : Publisher Brasil, 2007.
KIRCHNER, E.. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In: PALÚ, J.; SCHUTZ, J.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020, p. 45-53. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 13/10/2020.
KOHAN, W. O. O que nos faz pensar Paulo Freire?. In: O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 45, p. 272-287, dec. 2019a. Disponível em: http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/658. Acesso em: 13/10/2020.
_____________. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019b.
LAVAL, C. A pandemia de covid-19 e a falência dos imaginários dominantes. Tradução de Elton Corbanezi. In: Mediações, Londrina, v. 25, n. 2, p. 277-286, mai-ago. 2020.
_________. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
PALÚ, J. A crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções. In: PALÚ, J.; SCHUTZ, J.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020, p. 87-106. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 13/10/2020.
ROMÃO, J. E. Neoliberalismo. In: STRECK, D.; REDIN, J.; ZITKOSKI, J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 479-482.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

Copyright (c) 2023 Marcio Nicodemos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.