Por que pensar a educação nos tempos de pandemia com Paulo Freire?

  • Marcio Nicodemos UERJ
Palavras-chave: Paulo Freire, Educação, Pandemia

Resumo

O artigo tem a intenção de tecer reflexões sobre os motivos e objetivos de se pensar a educação nos tempos de pandemia com Paulo Freire. Em um primeiro momento chamado “Tempos de pandemia neoliberal: a educação em uma situação limite?” busca refletir sobre o contexto da pandemia do coronavírus e sua relação com o contexto neoliberal; em um segundo momento chamado “Pensamento, ação e atos-limite: recriar os sentidos políticos da educação?” busca refletir sobre as possibilidades de luta e libertação desses contextos por meio de uma educação libertadora e seus sentidos de humanização, de diálogo, de reflexão crítica e de conscientização; e em um terceiro momento chamado “Os tempos de esperança para uma outra educação possível: um inédito-viável?” busca refletir sobre a esperança como fundamento e realização de uma outra educação possível. Trata-se de um estudo de natureza teórica feito por meio de investigação conceitual em fontes bibliográficas diversas.

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Biografia do Autor

Marcio Nicodemos, UERJ

Doutorando em Educação pelo Proped/UERJ e professor de filosofia da DIESP/SEEDUC-RJ.

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Publicado
2024-03-06
Como Citar
Nicodemos, M. (2024). Por que pensar a educação nos tempos de pandemia com Paulo Freire?. Revista Espaço Acadêmico, 23(243), 115-127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/70116