Decolonizar a epistemologia:

para um gozo sem paternidade

Palavras-chave: epistemologia;, dossiê;, filosofias da diferença, conhecimento subalternizado

Resumo

Apresentação de Dossiê:

Decolonizar a epistemologia: para um gozo sem paternidade

(Org.)

Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Fernandes (IFBA/PPGL-UESC)

Prof. Dr. Rafael Haddock-Lobo (UFRJ)

Prof. Me. Danilo Pereira da Silva (UESB)

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Biografia do Autor

Alexandre de de Oliveira Fernandes, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Alexandre de Oliveira Fernandes é Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – PPGREC/UESB/Jequié. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Desenvolve e orienta estudos nas áreas de linguística, literatura, leitura e escrita, análise do discurso crítica, currículo e educação, semiótica, pós-estruturalismo, interculturalidade crítica, gênero, linguística queer, discursos que envolvem o culto aos orixás e as religiões de matrizes africanas, mitologia, antropologia das religiões, corpo, performance e formação da subjetividade. Estuda especialmente Michael Foucault e Jacques Derrida, Catherine Walsh e Judith Butler, Clifford Geertz e Homi Bhabha. Em 2017 foi aprovado para pós-doutorado oferecido pelo “Mestrado Profissional em História Profissional da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas” da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Caetité, desenvolvendo a pesquisa intitulada: “Axé: filosofia/epistemologia exuriana em textos de Ifá”, sob a supervisão do Professor Doutor Emanoel Luis Roque Soares.

Rafael Haddock-Lobo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor do Departamento de Filosofia da UFRJ e dos Programas de Pós-graduação em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva (PPGBIOS-UFRJ) e Filosofia (PPGFIL-UERJ). Coordenador do Laboratótio X de Encruzilhadas Filosóficas (IFCS-UFRJ).

Danilo Pereira da Silva , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutorando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Mestre em Ensino pelo PPGEn/UESB (2021), com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), modalidade de Mestrado Acadêmico. Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação (Uesb/CNPq), do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (DFCH/Uesb/CNPq) e do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidade (GELPOC), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Porto Seguro. Membro do corpo editorial da Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagem. Com pesquisa financiada pela UESB, atualmente desenvolve estudo com foco nos campos da Decolonialidade, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e Epistemologia.

Referências

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Publicado
2023-12-01
Como Citar
Fernandes, A. de de O., Haddock-Lobo, R., & Pereira da Silva , D. (2023). Decolonizar a epistemologia: . Revista Espaço Acadêmico, 23(242), 01-04. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/70135
Seção
Dossiê: Decolonizar a epistemologia: para um gozo sem paternidade