Pentecostalismo, urbanização e modernidade: análise histórica do crescimento da Assembléia de Deus na cidade de Imperatriz (MA)

  • Bertone de Oliveira Sousa Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Imperatriz, Pentecostalismo, Modernidade, Identidade

Resumo

O presente artigo analisa o processo de crescimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Imperatriz(IEADI), na cidade de Imperatriz, segunda maior do Estado do Maranhão. Analisa-se os aspectos históricos de sua urbanização e modernização, sobretudo a partir da década de 1950, o crescimento dessa instituição religiosa paralelo ao da própria cidade, bem como a formação de uma identidade religiosa pentecostal. Investiga-se também as peculiaridades da modernização latino-americana que propiciaram a expansão pentecostal nas últimas décadas neste continente, enfocando sua repercussão na cidade de Imperatriz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bertone de Oliveira Sousa, Universidade Federal de Goiás
Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrando em História pela Universidade Federal de Goiás, bolsista pela CAPES.
Publicado
2009-08-14
Como Citar
Sousa, B. de O. (2009). Pentecostalismo, urbanização e modernidade: análise histórica do crescimento da Assembléia de Deus na cidade de Imperatriz (MA). Revista Espaço Acadêmico, 9(100), 119-126. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7082