Cultura Política na Antiguidade

  • José Petrúcio Farias Júnior UNESP/ Franca
Palavras-chave: Cultura Política - Império Romano - Antiguidade

Resumo

Pretendemos discutir nesse artigo algumas implicações do termo cultura política na Antiguidade, especificamente, na sociedade romana imperial. Dessa forma, acreditamos que as considerações que apresentaremos a seguir contribuam para reflexão da utilização desse termo, produto das investigações contemporâneas, sobre os estudos das sociedades antigas. Para a historiadora Profa. Dra. Margarida Maria de Carvalho, tais reflexões representam ainda uma lacuna na historiografia concernente a essa temática. Isso posto, discorreremos, inicialmente, sobre o conceito de cultura e seus desdobramentos para, em seguida, refletirmos sobre o viés interpretativo que fundamenta estudos históricos que se desenvolvem sob o beneplácito da linha de pesquisa intitulada História e Cultura Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Petrúcio Farias Júnior, UNESP/ Franca
Doutorando em História pela UNESP/Franca. Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Graduado em História e Letras pela UNESP/Franca e CEUCLAR/Batatais, respectivamente. Professor de Antropologia do curso de Direito da UNESP/Franca.
Publicado
2009-06-01
Como Citar
Farias Júnior, J. P. (2009). Cultura Política na Antiguidade. Revista Espaço Acadêmico, 9(97), 59-64. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7108