Inclusão social via inclusão digital, uma construção possível?
Resumo
Resumo: Este artigo procura compreender a relevância da inclusão digital para a população menos favorecida e até que ponto ela pode ser considerada um mecanismo de inclusão social. Para tal, pesquisou-se o projeto de inclusão digital do Comitê para Democratização da Informática – CDI/AM, cuja proposta política pedagógica estabelece como principais metas a promoção da cidadania e a inclusão social, utilizando como ferramenta a informática. Nesse sentido, procura responder às inquietudes advindas com o processo de evolução das tecnologias da comunicação e informação e suas as consequências nas práticas de trabalho. Para a coleta de dados adotou-se entrevistas com os coordenadores e aplicação de questionários com os alunos da Escola de Informática e Cidadania – EIC, (localizada no centro de Manaus e vinculada ao Comitê para a Democratização da Informática – CDI/AM.) que possibilitaram conhecer a realidade socioeconômica, bem como a identificação dos valores e princípios que norteiam o CDI por meio da sua proposta político-pedagógica. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, a qual teve como amostragem 30 alunos da escola, o que corresponde a uma turma pesquisada.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.