Inclusão social via inclusão digital, uma construção possível?

  • Danielle Maria Souza
  • Roberta Ferreira Coelho Faculdade Salesiana Dom Bosco
Palavras-chave: mundo do trabalho, terceiro setor, tecnologias da informação e comunicação.

Resumo

Resumo: Este artigo procura compreender a relevância da inclusão digital para a população menos favorecida e até que ponto ela pode ser considerada um mecanismo de inclusão social. Para tal, pesquisou-se o projeto de inclusão digital do Comitê para Democratização da Informática – CDI/AM, cuja proposta política pedagógica estabelece como principais metas a promoção da cidadania e a inclusão social, utilizando como ferramenta a informática. Nesse sentido, procura responder às inquietudes advindas com o processo de evolução das tecnologias da comunicação e informação e suas as consequências nas práticas de trabalho. Para a coleta de dados adotou-se entrevistas com os coordenadores e aplicação de questionários com os alunos da Escola de Informática e Cidadania – EIC, (localizada no centro de Manaus e vinculada ao Comitê para a Democratização da Informática – CDI/AM.) que possibilitaram conhecer a realidade socioeconômica, bem como a identificação dos valores e princípios que norteiam o CDI por meio da sua proposta político-pedagógica. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, a qual teve como amostragem 30 alunos da escola, o que corresponde a uma turma pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Maria Souza
Graduada em Serviço Social pela Faculdade Salesiana Dom Bosco
Roberta Ferreira Coelho, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Doutoranda e Mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e docente da Faculdade Salesiana Dom Bosco.

Publicado
2009-06-01
Como Citar
Souza, D. M., & Coelho, R. F. (2009). Inclusão social via inclusão digital, uma construção possível?. Revista Espaço Acadêmico, 9(97), 78-82. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7113