A formação dos diretores para gestão de escolas primárias no município do Chongoroi – Angola
Resumo
O presente artigo busca analisar a influência da formação dos diretores na gestão de Escolas Primárias na sede do Município do Chongoroi-Angola. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa a partir duma da pesquisa exploratória e de campo. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada aplicada à quatro diretores de Escolas do Ensino Primário do Chongoroi. O estudo demonstrou que os diretores que participaram da pesquisa são formados em Ciência da Educação, nas especialidades de linguística, Geografia, História e Pedagogia. Quanto a formação dos últimos dois anos, os diretores participaram apenas em uma atividade de formação contínua, cujo temática discutida foi a elaboração de projeto escolar. Para além dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica, os diretores não possuem uma outra formação específica em matérias de gestão escolar. Os diretores exercem essa função escolar por indicação, o que viola as orientações normativas constantes no Decreto Presidencial n.º 93/21 de 16 de abril, que estabelece como critérios de nomeação para cargos de direção na educação: Licenciatura em Instrução Primária e ter 5 anos de efetivo exercício da atividade docente no Ensino Primário. Apesar dos diretores entrevistados não possuir uma formação específica para a gestão escolar, ainda assim, os conhecimentos obtidos durante a vida académica influenciam positivamente na gestão. Contudo, sugere-se ao Ministério da Educação, a necessidade de revisão dos normativos de cargos e chefia na educação, no sentido de olhar-se para a disponibilidade de recursos humanos em cada região. Outrossim, é imprescindível destacar a necessidade de fomentar a realização de mais formações promovidas pela Repartição Municipal da Educação.
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Referências
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