A formação dos diretores para gestão de escolas primárias no município do Chongoroi – Angola

  • Aleixo Muamununga Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela
Palavras-chave: Gestão escolar, formação do gestor escolar, papel do gestor escolar

Resumo

O presente artigo busca analisar a influência da formação dos diretores na gestão de Escolas Primárias na sede do Município do Chongoroi-Angola. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa a partir duma da pesquisa exploratória e de campo. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada aplicada à quatro diretores de Escolas do Ensino Primário do Chongoroi. O estudo demonstrou que os diretores que participaram da pesquisa são formados em Ciência da Educação, nas especialidades de linguística, Geografia, História e Pedagogia. Quanto a formação dos últimos dois anos, os diretores participaram apenas em uma atividade de formação contínua, cujo temática discutida foi a elaboração de projeto escolar. Para além dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica, os diretores não possuem uma outra formação específica em matérias de gestão escolar. Os diretores exercem essa função escolar por indicação, o que viola as orientações normativas constantes no Decreto Presidencial n.º 93/21 de 16 de abril, que estabelece como critérios de nomeação para cargos de direção na educação: Licenciatura em Instrução Primária e ter 5 anos de efetivo exercício da atividade docente no Ensino Primário. Apesar dos diretores entrevistados não possuir uma formação específica para a gestão escolar, ainda assim, os conhecimentos obtidos durante a vida académica influenciam positivamente na gestão. Contudo, sugere-se ao Ministério da Educação, a necessidade de revisão dos normativos de cargos e chefia na educação, no sentido de olhar-se para a disponibilidade de recursos humanos em cada região. Outrossim, é imprescindível destacar a necessidade de fomentar a realização de mais formações promovidas pela Repartição Municipal da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleixo Muamununga, Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela
Graduado em Sociologia pelo Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela-Angola, Mestre em Ciências da educação pela Universidade Europeia de Atlântico-Espanha, Mestrando em Ciencias da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor do Ensino Primário e Secundário público, professor assistente no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela-Angola.   

Referências

ALMEIDA, M.; ALONSO, M. (2007). Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp. 2007

AZEVEDO, J. (2003). Cartas aos diretores das escolas. 1ª Edição, Porto: Edições ASA.

BARRÈRE, A. (2014). Escola e Adolescência. Uma abordagem Sociológica. Lisboa: Instituto Piaget.

BARROSO, J. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta.

CHIAVENATO, I. (2004). Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Elsevier editora.

CHIAVENATO, I. ( 2006). Administração geral e pública. 6ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier.

CRAHAL, M. (2002). Poderá a escola ser justa e eficaz?. Lisboa: Instituto Piaget

CAMPOS, C. M. (2010). Gestão escolar e docência. São Paulo: Paulinas.

DOMINGOS, A. B. (2016). Administração do sistema educativo e a organização das escolas secundárias em Moçambique (1975-1999). Do burocrático à a nova ordem mundial. Alemanha: Novas edições acadêmicas.

FERREIRA, N. S. C. (2000). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5ª Edição, São Paulo: Cortez.

FERREIRA, N.; AGUIAR, M. (2006). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez.

FERREIRA, N. (2003). Gestão educacional e organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE.
FERREIRA, F. “Gestão escolar: saiba tudo sobre principais conceitos e como desenvolver” Disponível em: .http://www.proesc.com/blog/gestao-escolar/. Acesso em: 25 out. 2023.

GUIMARÃES, F. A. R. R., BORGES, R. L.; SILVA, R. M. (2018). Gestão escolar: Perfil dos diretores das escolas municipais da cidade de Caldas Novas/GO, Caldas Novas: Novas Edições Académicas.

ANGOLA, Instituto Nacional de Formação de Quadros. Disponível: https://www.infqe.gov.ao/. Acesso em: 25 out. 2023.
Publicado
2024-03-06
Como Citar
Muamununga, A. (2024). A formação dos diretores para gestão de escolas primárias no município do Chongoroi – Angola. Revista Espaço Acadêmico, 23(243), 40-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/71289
Seção
Dossiê: Educação em Moçambique-Angola. Orgs.: Alberto Domingos / Felipe Figueira