Avanços e contribuições à gestão escolar moçambicana:

caminhos e perspectivas para melhoria da educação

  • Faira Alice da Graça Sumbane Universidade Licungo
Palavras-chave: Gestão Escolar Moçambicana. Avanços. Contribuições. Caminhos-perspectivas

Resumo

A gestão escolar é uma forma de administrar a escola para atender as exigências de todos os sectores, visando garantir a qualidade de ensino e de aprendizagem para os alunos, onde o gestor tem que assumir o papel de articulador, deste modo pressupõe a ideia de participação. O artigo procura contribuir para a melhoria da educação em Moçambique, onde a gestão e a liderança escolar constituem pilares importantes de organização escolar para o desenvolvimento do sistema de ensino pela aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado é de abordagem qualitativa, traduzida na revisão bibliográfica. Assim, pode-se constatar que a falta de assiduidade de gestores escolares nas escolas, reflete-se no absentismo dos professores e consequentemente desistência dos alunos na escola. E os resultados da pesquisa indicam que a melhoria da educação está diretamente ligada a participação da comunidade na gestão escolar, e, sobretudo ao papel do diretor, tendo em conta que é a gestão escolar que visa organizar os recursos (físicos, financeiros e humanos) e as atividades realizadas no ambiente educacional da melhor maneira possível.

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Biografia do Autor

Faira Alice da Graça Sumbane, Universidade Licungo

Mestranda em Administração e Gestão Escolar na Universidade Licungo. Engenheira Civil. tecnica do Serviço Distrital de Educaco, Juventude e Tecnologia de Quelimane

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Publicado
2024-03-06
Como Citar
Sumbane, F. A. da G. (2024). Avanços e contribuições à gestão escolar moçambicana:. Revista Espaço Acadêmico, 23(243), 51-62. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/71305
Seção
Dossiê: Educação em Moçambique-Angola. Orgs.: Alberto Domingos / Felipe Figueira