Avanços e contribuições à gestão escolar moçambicana:
caminhos e perspectivas para melhoria da educação
Resumo
A gestão escolar é uma forma de administrar a escola para atender as exigências de todos os sectores, visando garantir a qualidade de ensino e de aprendizagem para os alunos, onde o gestor tem que assumir o papel de articulador, deste modo pressupõe a ideia de participação. O artigo procura contribuir para a melhoria da educação em Moçambique, onde a gestão e a liderança escolar constituem pilares importantes de organização escolar para o desenvolvimento do sistema de ensino pela aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado é de abordagem qualitativa, traduzida na revisão bibliográfica. Assim, pode-se constatar que a falta de assiduidade de gestores escolares nas escolas, reflete-se no absentismo dos professores e consequentemente desistência dos alunos na escola. E os resultados da pesquisa indicam que a melhoria da educação está diretamente ligada a participação da comunidade na gestão escolar, e, sobretudo ao papel do diretor, tendo em conta que é a gestão escolar que visa organizar os recursos (físicos, financeiros e humanos) e as atividades realizadas no ambiente educacional da melhor maneira possível.
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Referências
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