O trabalho e o viver: um breve comentário

  • Rafael Bianchi Silva Faculdade Uninorte / Universidade Norte do Paraná
Palavras-chave: Trabalho, Formação Humana, Sentido da Vida

Resumo

Este artigo visa debater a relação entre o trabalho e o viver. Pontua-se a inversão da lógica formativa que coloca a vida em condição inferior ao trabalho. Dessa forma, vive-se para o trabalho e não, ao contrário, pensa-se o trabalho para um bem viver. Esse posicionamento pode ser observado em diversas situações cotidianas que apontam para a impossibilidade do "descanso". Somos impelidos a trabalhar independente do contexto em que realizamos essas ações. Com isso, temos a vaga impressão de que o tempo está sendo empregado para interesses próprios sendo que, ao invés disso, perecemos sem perceber o esvaziamento da própria vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Faculdade Uninorte / Universidade Norte do Paraná
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Mestre em Educação pela Uel (2008) e especialização em Psicanálise pela UCDB (2004) e Adm.Orient.e Supervisão Educacional pela Unopar (2006). Atualmente é professor do curso de Pedagogia na Faculdade Uninorte e de disciplinas vinculadas à Psicologia em diferentes cursos da Unopar (Universidade Norte do Paraná). Participante do CIPESS - Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade. Tem experiência na área de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Geral; Fundamentos Epistemológicos da Psicologia; Fundamentos de Psicanálise; Psicologia da Educação; Psicologia da Aprendizagem; Fundamentos da Educação; Educação e Desenvolvimento Humano; Educação Sexual; Formação de Professores.
Publicado
2009-06-01
Como Citar
Silva, R. B. (2009). O trabalho e o viver: um breve comentário. Revista Espaço Acadêmico, 9(97), 86-89. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7135