A gestão da qualidade em educação, perspectivas e enfoques teóricos
Resumo
Este trabalho se centra na construção de um debate teórico-prático em torno da temática da gestão da qualidade em educação, como fundamento do processo educacional. Com o mesmo pretende-se contribuir para reforçar a capacidade institucional dos gestores educacionais no atendimento às diferenças de aprendizagem, diversificando e consolidando-as, como propostas pedagógicas, de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, e ainda potencializar a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre as instituições Educacional e Familiar. Para além dos indicadores ligados à qualidade dos docentes e discentes e as infra-estruturas escolares, o trabalho reflete a qualidade como artefato de políticas públicas no desafio de estender a todas as crianças em idade escolar oportunidades de acesso à educação e de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino a todos os níveis. O artigo resulta de uma pesquisa de índole qualitativo, que também, recorre a consultas bibliográficas para sustentá-lo. A qualidade institucional é condicionada por vários componentes, de entre os quais a seleção do pessoal, a atribuição de cargos, a avaliação do desempenho, a melhoria das infra-estruturas e mais. Porém, os debates enfatizam a teoria do capital humano, e sabe-se exatamente que, uma escola eficaz é resultado de avaliação e construção de sujeitos engajados pedagógica, técnica e politicamente no processo educativo. Por isso, há a necessidade de se criar uma cultura organizacional que permita analisar e resolver problemas e promover a inovação qualitativamente, de modo a reagir às mudanças, e elevar cada vez mais o brio e a motivação profissionais. Para que, esse desafio se materialize na escola é necessário o envolvimento de toda a comunidade educativa para o estabelecimento de um padrão de aferição da qualidade, apostando em iniciativas como o, investimento no custo-aluno-qualidade.
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