O Ensino do Sistema de Escrita Alfabética: PCN de Língua Portuguesa e Livro Didático
Resumo
Esse artigo busca identificar os papéis da lingüística no ensino de língua, identificação essa que tem como objetivo central a compreensão de como se deu a correlação entre o desenvolvimento da pesquisa e sua aplicação ao ensino. Em geral, quando se tem um tema como este, se pensa em Lingüística Aplicada e, em particular, no Ensino de Língua Estrangeira ou Língua Materna. No entanto, a perspectiva do trabalho procura relacionar a Lingüística ao desenvolvimento das bases teóricas do ensino, refletindo sobre alguns aspectos atuais da Lingüística e seu potencial, sobretudo na aplicação que dela vem sendo feita. Dessa forma, analisar-se-á nesse trabalho de que forma a proposta de ensino do sistema de escrita alfabética de um livro didático se relaciona à proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Portuguesa, uma vez que esses documentos evidenciam de que forma a teoria lingüística pode influenciar o ensino de língua materna.
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