De 1995 a 2002: um mapeamento da elite política paranaense
Resumo
Na tentativa de mapear as elites paranaenses, “Quem Governa? – Um estudo das elites políticas do Paraná” (2007), é uma coletânea de artigos publicados pela Editora da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Organizado a oito mãos por Renato Perissinotto, Adriano Codato, Mario Fuks e Sérgio Braga, o livro é uma homenagem ao trabalho de Robert Dahl (1915-), intitulado “Who Governs? Democracy and Power in an American City”, publicado em 1961. Abarcando a análise das elites administrativas, parlamentares e partidárias, os organizadores salientam durante a apresentação a necessidade de conhecer não só o tipo de política realizada nos Estados, mas também os agentes envolvidos. Deste modo, o livro é estruturado em cinco partes. Durante a introdução, valores teórico-metodológicos da pesquisa são levados à tona, proporcionando ao leitor uma intensa crítica dos pontos bem e mal sucedidos da pesquisa. Na primeira parte, o perfil socioeconômico das elites é elucidado. Na segunda parte, o foco direciona-se para o modo de carreira política. Os valores políticos dos entrevistados ganham destaque na terceira parte. E, finalizando, a parte IV consiste em uma inspeção da atuação política dos Deputados da 14ª Legislatura (1999-2003).Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.