Uma leitura da tragédia Antígona, de Sófocles:

complexidades éticas que constituem a ação humana

  • Roberto Fonseca Secretaria Municipal de Educação de Jacareí
Palavras-chave: Ação; Tragédia; Ética; Processo criativo.

Resumo

Este texto visa reconhecer a importância da discussão sobre ética por meio da descrição e análise de Antígona, de Sófocles. Utilizando a revisão bibliográfica dos estudos sobre a natureza da tragédia, surgem conceitos fundamentais como ação, ética e processo criativo. A atitude de Antígona, ao enterrar seu irmão, mesmo em desobediência às leis do Estado, é vista como uma superação das esferas humana e divina, revelando outras oposições. A ideia de ação ilumina a compreensão do texto dramático, especialmente por meio de suas articulações e desdobramentos. Esse jogo dialético, constituído pelas forças contrárias das ações humanas, revela maniqueísmos e destaca a urgência da ética na sociedade.

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Biografia do Autor

Roberto Fonseca, Secretaria Municipal de Educação de Jacareí

Mestre em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (PPEDH/Unitau-SP). Bolsista do Programa Mestrado & Doutorado, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP)

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Publicado
2025-01-01
Como Citar
Fonseca, R. (2025). Uma leitura da tragédia Antígona, de Sófocles:. Revista Espaço Acadêmico, 24(247), 50-61. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/72434