“A Revolução dos Beatos”, de Dias Gomes, e o reino da insânia:
do misticismo à tomada de consciência social
Resumo
O artigo se propõe a analisar a denúncia feita por Dias Gomes dos mecanismos de dominação que estão por trás do fanatismo religioso que caracterizava o culto da figura do padre Cícero e do seu boi na peça “A Revolução dos Beatos”, publicada em 1962. Baseando-se em fontes históricas para construir as personagens principais, o dramaturgo foi influenciado pela atmosfera de insânia que caracterizava a adoração do padre e a do boi, utilizando esse pano de fundo para denunciar a pobreza e o descaso social e econômico em que se encontrava a população do Cariri nas primeiras décadas do século XX.
Downloads
Referências
GOMES, D. Apêndice I: Dias Gomes: Um Retrato de Corpo Inteiro. Respondendo a Perguntas de Ferreira Gullar e Moacyr Félix. In: GOMES, Dias. Coleção Dias Gomes. Vol. 2: Os falsos mitos. A. M. (Coord.). Editora Bertrand Brasil S.A: Rio de Janeiro, 1990.
GOMES, Dias. A revolução dos beatos. In: GOMES, Dias. Coleção Dias Gomes. Vol. 2: Os falsos mitos. Antonio Mercado Coord. Editora Bertrand Brasil S.A: Rio de Janeiro, 1990.
MERCADO, A. Coleção Dias Gomes. In: GOMES, Dias. Coleção Dias Gomes. Vol. 2: Os falsos mitos. Coord. Antonio Mercado. Editora Bertrand Brasil S.A: Rio de Janeiro, 1990.
PRADO, D. A. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2001.
RANGEL, Flávio. Notícia sobre Dias Gomes. In: GOMES, Alfredo Dias. A invasão e A revolução dos beatos: teatro. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1962.
ROSELFEND, A. O misticismo popular na obra de Dias Gomes. In: GOMES, Dias. Coleção Dias Gomes. Vol. 2: Os falsos mitos. Antonio Mercado (Coord). Editora Bertrand Brasil S.A: Rio de Janeiro, 1990.
ROSENFELD, A. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.
POLESE, E.S. Movimentos messiânicos na produção ficcional da segunda metade do século XX: a figura do líder. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

Copyright (c) 2025 Lívia Oliveira Bezerra da Costa (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.