A Política como luta:
uma análise comparativa das ideias de Max Weber e Carl Schmitt sobre a democracia parlamentar
Resumo
O artigo tem como propósito realizar uma análise comparativa das ideias de Max Weber e de Carl Schmitt sobre a moderna democracia parlamentar, tomando como foco as reflexões de ambos sobre a situação do Estado alemão de seu tempo. A primeira parte do artigo, dedicada às ideias de Weber, apresenta a sua crítica ao funcionamento das instituições políticas alemães no início do século XX e, em seguida, procura compreender o sentido da singular combinação de parlamentarismo e cesarismo presente em sua concepção da democracia parlamentar. A segunda parte, que trata da reflexão política de Carl Schmitt, reconstrói os principais pontos de sua crítica ao sistema parlamentarista e à concepção liberal da política. Na conclusão, realiza-se uma comparação entre as ideias de Weber e Schmitt, destacando-se a ênfase de ambos no caráter agonístico do fenômeno político e identificando-se uma postura comum entre eles, que poderia ser chamada de fideísmo político.
Downloads
Referências
GERTH, H. H.; MILLS, C. W. Introdução: O Homem e Sua Obra. In: WEBER, M. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. p. 13-94.
LESSA, R. A política como ela é...: Carl Schmitt e o realismo político como agonia e aposta. In: LESSA, R. Agonia, Aposta e Ceticismo: Ensaios de Filosofia Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 15-61.
SCHMITT, C. The Crisis of Parliamentary Democracy. Cambridge: The MIT Press, 1988.
_____________ . O Conceito do Político. Petrópolis: Vozes, 1992.
_____________ . Political Romanticism. New York: Routledge, 2010.
WEBER, M. A Política como Vocação. In: WEBER, M. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.
____________ . O Sentido da “Neutralidade Axiológica” nas Ciências Sociais e Econômicas. In: WEBER, M. Metodologia das Ciências Sociais. Parte 2. São Paulo/Campinas: Cortez/Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1992. p. 361-398.
____________ . Parlamento e Governo na Alemanha Reordenada: Crítica Política do Funcionalismo e da Natureza dos Partidos. Petrópolis: Vozes, 1993.
____________ . Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Volume 1. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1994.
____________ . O Presidente do Reich. In: WEBER, M. Escritos Políticos. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

Copyright (c) 2025 Marcelo da Costa Maciel (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.