Percurso científico sobre gênero:

balanço de produções acadêmicas sobre cotas para transexuais e travestis no campo das políticas públicas

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Thiago Luiz Sartori UNIAN
Palavras-chave: Cotas sociais. Ensino Superior. Transexuais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o percurso científico sobre gênero, com ênfase no balanço de produções acadêmicas sobre cotas para transexuais e travestis no campo das políticas públicas. Entendemos que a referida análise é importante para que seja possível entender os movimentos científicos acerca das teorias de gênero nos últimos anos. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos sobre gênero e identidades de gênero, os quais estabelecem zonas fronteiriças com pesquisas na área da filosofia e da sociologia comportamental. Este aporte teórico é essencial ao andamento desta pesquisa, pois nos convida a pensar sobre as projeções de gênero dentro de contextos históricos e geográficos mais amplos. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliométrico, já que o mapeamento aqui delineado foi recortado entre 2012 e 2022. O presente estudo revela que, ao constatar que a inclusão das pessoas trans na educação superior, exige a evolução do meio acadêmico no trato da diversidade sexual e a expressão/identidade de gênero.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB). E-mail: bruno.pereira@ibirapuera.edu.br.

Thiago Luiz Sartori, UNIAN

Doutor em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação: Política e Gestão da Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB).

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Publicado
2025-09-27
Como Citar
Pereira, B. G., & Sartori, T. L. (2025). Percurso científico sobre gênero: . Revista Espaço Acadêmico, 25(249), 52-63. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/75346