A pesquisa em política educacional:

a contribuição do método dialético na análise de documentos oficiais

Palavras-chave: Método dialético, Ciclo de Políticas, Políticas educacionais

Resumo

O presente trabalho busca denotar as contribuições que o método dialético pode empreender na análise de políticas públicas de educação. Buscar-se-á elencar os apontamentos gerais acerca do método de pesquisa utilizando referências como o método dialético, bem como a abordagem do ciclo de políticas, uma vez que torna exequível compreender as políticas educacionais dentro de uma totalidade marcada por antagonismos de classe. Como vereda metodológica, optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica. Compreende-se que o método dialético como uma postura do pesquisador frente a realidade social concreta. Isto é, sua práxis de pesquisador na busca de transformar a realidade a partir da apreensão dos fenômenos dentro de suas particularidades sem perder de vista a totalidade em que se predomina o capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor e Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (DEF/UVA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política, Educação, Esporte e Lazer (GEPPOEL).

Referências

BALL, S. Education reform. A critical na pos-estructural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Centauro, 2001

FRANCO, K. J. S. M.; CARMO, A. C. F. B.; MEDEIROS, J. L. Pesquisa qualitativa em educação: breves considerações acerca da metodologia materialismo histórico e dialético. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educativas (UEG/UNU – Iporá), v.2, n.2, 2013.

GAMBOA, S. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1998.

LUDWING, A. C. W. Métodos de pesquisa em educação. Revista Temas em Educação (João Pessoa), v. 23, n. 2, 2014.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. 1. Reedição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021.

MARX, K. O capital. Livro 1. Brasília: Civilização Brasileira, 2013.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo, Expressão Popular, 2008.

MARX, K. Trabalho assalariado e capital & Salário, preço e lucro. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MASCARENHAS, A. C. B. A contribuição do materialismo histórico-dialético para a análise das políticas educacionais. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas, SP:Autores Associados, 2014, pp. 177-182.

MASSON, G. As contribuições do método materialista histórico dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. IX ANPED SUL. Seminário de pesquisa em educação da Região Sul. Ponta Grossa,2012.

MORA, J. F. Diccionario de filosofia (tomos I e II). Buenos Aires: Sundamericana, 1971.

NETTO, J. P. Introdução do estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, 2005. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021.

SOUSA, F. G. A. Caso de ensino sobre a formação política no curso de pedagogia da UECE. Revista Educação & Ensino, v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2024.

SOUSA SOBRINHO, J. P. O conceito de classe em o capital: o professor como proletário em Marx. 2014. 280f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Publicado
2025-12-29
Como Citar
Paula, A. S. do N. de. (2025). A pesquisa em política educacional: . Revista Espaço Acadêmico, 25(250), 21-32. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/75608