Agroecologia e certificação solidária: desafios e possibilidades à regularização de agroindústrias familiares

  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas
  • Flávio Sacco dos Anjos Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: agricultura familiar, agroecologia, certificação social

Resumo

A certificação de produtos agroecológicos é vista atualmente como instrumento através do qual agricultores podem incrementar suas receitas, mediante a conquista de mercados mais exigentes, sejam eles nacionais ou estrangeiros. Trata-se, não obstante, de um procedimento que envolve custos, invariavelmente incompatíveis com as condições em que operam estabelecimentos familiares. O artigo apresenta resultados de pesquisa apoiada pelo CNPq e desenvolvida na região das Missões, Estado do Rio Grande do Sul. Destaca as dificuldades de implementação e a opinião dos entrevistados quanto ao interesse de participar desse processo e suas expectativas em relação ao futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas
Socióloga, Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel, Bolsista CNPq e CAPES (Doutorado Sanduíche)
Flávio Sacco dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Sociologia, professor do Departamento de Ciências Sociais Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agricola Familiar e do Mestrado em Ciências Sociais da UFPEL, Bolsista de Produtividade do CNPq. 
Publicado
2010-02-03
Como Citar
Caldas, N. V., & Anjos, F. S. dos. (2010). Agroecologia e certificação solidária: desafios e possibilidades à regularização de agroindústrias familiares. Revista Espaço Acadêmico, 9(105), 5-13. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7730