A representação política e a metáfora da representação na vida cotidiana
Resumo
A redução dos índices de comparecimento eleitoral e ativismo partidário por parte dos eleitores, aliado ao surgimento de novas formas de mobilização política, como a emergência dos movimentos de protesto tem sido considerado por diversos estudiosos da área da ciência política nas discussões sobre participação. Sob essa perspectiva, definiu-se como objetivo realizar uma discussão sobre a representação política e a metáfora das representações sob o ponto de vista de Erving Goffman em sua obra “a representação do eu na vida cotidiana”. Como resultado preliminar do estudo tem-se que representantes e representados se encontram no grande espetáculo eleitoral, no qual o cenário das eleições e a atuação da representação política permitem com que representantes exerçam diferentes papeis no intuito de atender as necessidades e expectativas de seu público.
Downloads
Referências
CASTRO, M. M. M. de. Sujeito e estrutura no comportamento eleitoral. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 20, p. 7-19, 1992. Disponível em:
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
LÜCHMANN, L. H. H. Associações, participação e representação. Combinações e tensões. Lua Nova [online]. 2011, n.84, p. 353-364. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ln/a/bkmywCyHwwLVw7Th95NfHBj/abstract/?lang=pt>. Acesso em 21 jul.2025.
MANIN, B. As metamorfoses do governo representativo. 1996.
MANIN, Bernard. A democracia do público reconsiderada. Novos estud. - CEBRAP, Nov 2013, no.97, p.115-127. Disponível em:
PITKIN, H. O conceito de representação. 1967. In CARDOSO, F. H e MARTINS, C. E. (orgs) Política & Sociedade. Volume 2. SP: Cia. Editora Nacional.
URBINATI, Nadia. O que torna a representação democrática? Lua Nova, 2006, no.67, p.191-228. (online) Equivale ao primeiro capítulo do livro da autora intitulado Representative Democracy: principles & genealogia. Chicago Press, 2006 (Introduction).
Copyright (c) 2025 Camila Machado Raimundo (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

