Sobre o Classicismo de Goethe (Caracter)
Resumo
Este artigo mostra certo descompasso entre as orientações positivas da estética de Goethe, como aparecem nos seus Escritos sobre arte, e a realização efetiva de sua obra artística, tomando o caso exemplar de Ifigênia em Táuris. Tal ocorre, conforme sustentamos, por uma exigência interna à obra, que de algum modo já era compreendida por sua estética anterior. Pelo tratamento do problema clássico do “caracter”, veremos como se realiza sua concepção do procedimento maneira. Também como se dá uma superação em relação às prescrições clássicas por meio de uma particular resolução do drama.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.