Junho de 2013 e Eduardo Cunha ampliam a insatisfação do Congresso com o governo Dilma Rousseff:
a História através do jornal O Estado de S. Paulo (2013-14).
Resumo
Desde o início de seu governo, a presidenta Dilma Rousseff teve grande dificuldade em lidar com a autoblindagem do campo político. Este artigo narra, detalha e discute como as manifestações de junho de 2013 abriram um rombo na autoblindagem do campo político, que se uniu em torno do deputado Eduardo Cunho para sabotar o governo e desgastar a presidenta. Para isso, utiliza o jornal O Estado de S. Paulo como fonte e objeto da pesquisa, em debate com parte da bibliografia sobre o tema, em especial a leitura de Marcos Nobre sobre o funcionamento pemedebizado do Congresso Nacional. O objetivo é narrar os principais acontecimentos e analisar com o jornal repercutiu e se posicionou diante deles.
Downloads
Referências
GUILHERME, Cássio Augusto. A imprensa como partido político-ideológico: o caso do jornal O Estado de S. Paulo. Revista Dimensões, v. 40, jan-jun, 2018a.
GUILHERME, Cássio Augusto. História do Tempo Presente, política e imprensa: contribuições teóricas e metodológicas para uma pesquisa sobre o golpe de 2016 no Brasil. Revista Escritas, v. 10, 2018b.
GUILHERME, Cássio Augusto. Notas sobre o PMDB na Nova República: a atuação dos peemedebistas entre os governos Sarney e Dilma (1985-2016). Revista Espaço Acadêmico, n. 197, out de 2017a.
GUILHERME, Cássio Augusto. O antipetismo do jornal O Estado de S. Paulo na eleição presidencial de 2010. Revista Temporalidades, ed. 39, v.15, mar-set, 2023.
GUILHERME, Cássio Augusto. O golpe dos jaburus: os caminhos do PMDB no golpe de 2016. Revista Urutágua, n. 36, jun-nov, 2017b.
NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SANTOS, Wanderley Guilherme. A democracia impedida. Rio de Janeiro: FGV editora, 2017.
SINGER, André. O lulismo em crise. São Paulo: Companhia das letras, 2018.
Copyright (c) 2025 Cássio Augusto Guilherme (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

