O Muro, dois Estados, dois Mundos

  • Luis Edmundo de Souza Moraes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: História da Alemanha, Berlim, Muro de Berlim, Guerra Fria, RDA-BRD

Resumo

O  artigo trata do problema das fronteiras sociais e políticas na Berlim do pós-II Guerra Mundial relacionadas à divisão da cidade em zonas de ocupação e, posteriormente, à construção do Muro. Ele reflete sobre o fato de que o muro, que dividiu uma cidade de forma artificial, produziu divisões e diferenças concretas pela ação do tempo, criando descontinuidades onde haviam continuidades. O artigo ainda aponta para uma forma de pensar o encontro não planejado entre as duas partes da cidade naquilo que foi chamada de reunificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Edmundo de Souza Moraes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Antropologia Social - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Museu Nacional - UFRJ (1996) e doutorado em História pelo Centro de Pesquisas sobre o Anti-semitismo da Universidade Técnica de Berlim (2002). Atualmente é professor adjunto de história contemporânea da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Européia atuando principalmente nos seguintes temas: negacionismo, holocausto, nazismo e  neo-nazismo.
Publicado
2009-10-28
Como Citar
Moraes, L. E. de S. (2009). O Muro, dois Estados, dois Mundos. Revista Espaço Acadêmico, 9(102), 17-24. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8279
Seção
DOSSIÊ - MURO DE BERLIM 20 ANOS (Org.: Antonio Ozaí da Silva)