Notas sobre a liberdade e a tirania da maioria em Stuart Mill
Resumo
O liberalismo é uma doutrina política que, em suas origens, tem como alicerce vários autores clássicos do pensamento político: Locke, Montesquieu, Kant, Adam Smith, Humboldt, Benjamin Constant, Alexis de Tocqueville, Stuart Mil e outros. Portanto, a exemplo do socialismo, cabe perfeitamente a pergunta: Qual liberalismo? Como o(s) marxismo(s), o pensamento liberal não é homogêneo. Da mesma forma, o conceito de liberdade no pensamento liberal tem mais de uma conotação, como também a sua crítica. Estes apontamentos se limitam a expor o pensamento político de John Stuart Mill, mais precisamente sobre a sua argumentação em defesa da liberdade individual e a crítica à tirania da maioria no ensaio “Sobre a Liberdade” (MILL, 1991).Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.