Bandeiras feministas na luta pela igualdade de gênero
Resumo
A presente comunicação apresenta o contexto sociocultural em que algumas das principais reivindicações do movimento feminista foram formuladas. O século XIX foi muito importante para a formação de um dos mais articulados movimentos sociais do século XX: o movimento feminista. Nessa comunicação, procuramos identificar quais as transformações sociais, culturais e políticas proporcionaram e/ou resultaram das lutas promovidas por este movimento social no contexto brasileiro. Inicialmente, centramos nossa atenção nas transformações sociais, pois elas compõem o pano de fundo das demais. Em seguida, procuramos identificar quais as transformações ocorridas no campo cultural, dado que este foi a primeira arena de luta feminista, a partir da reivindicação do acesso à educação e da escrita de livros. Por fim, a atenção é direcionada para o campo político, sobretudo a reivindicação do voto feminino.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.