Pesquisa etnográfica com jovens e crianças na cidade do Recanto das Emas – DF
Resumo
Este artigo versa sobre um processo coletivo de pesquisa etnográfica que conta com jovens, moradores da cidade do Recanto das Emas-DF, na equipe de investigação. Tal experiência coloca a antropologia que fazemos diante de férteis questões. Temos o desafio à perspectiva genética que busca conexões causais para explicar os indivíduos, como se esses estivessem presos em uma cadeia incontornável, aonde as novas gerações são tão somente o devir das anteriores. Por outro lado, presenciamos os limites da discursividade oral na produção da tessitura biográfica dos sujeitos, atentos e envolvidos com outras formas de expressão de si mesmos que não se restringem à palavra falada. Esses dois eixos de questionamento constituem a base para uma exploração de situações etnográficas aonde a antropologia da vida local mostra seus limites e seus alcances.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.