DINÂMICAS GEOECONÔMICAS DA CADEIA PRODUTIVA DE SUCO DE LARANJA NA MESORREGIÃO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ E O PAPEL DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES)

Resumen

A partir dos anos 2000, o Brasil passou por uma reestruturação em várias cadeias produtivas do setor agropecuário, resultado de novas conjunturas macroeconômicas, e principalmente por um Governo Federal com uma plataforma política de cunho desenvolvimentista, tendo o BNDES como principal agente direcionador de investimentos. Com isso, a Mesorregião Norte Pioneiro também passou por um processo de reestruturação produtiva no mesmo período, com a inserção de novas cadeias produtivas em seu território. Dessa forma, o presente artigo possui como objetivo demonstrar as dinâmicas geoeconômicas da cadeia produtiva do suco de laranja nessa região e a sua relação com o capital de crédito oriundo do BNDES. Para esse trabalho foram utilizados como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo.  Os resultados apontam para novas dinâmicas geoeconômicas na região a partir da implantação da planta industrial de processamento de suco de laranja da Cooperativa Integrada em Uraí e a dinamização de demais elementos da referida cadeia no Norte Pioneiro e em outras localidades do Paraná e do Estado de São Paulo, atrelada a uma estreita relação com os capitais de investimento oriundos do BNDES.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alessandro Viceli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor Colaborador no Curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio.

Publicado
2020-12-08
Sección
Artigos