DINÂMICAS GEOECONÔMICAS DA CADEIA PRODUTIVA DE SUCO DE LARANJA NA MESORREGIÃO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ E O PAPEL DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES)

Résumé

A partir dos anos 2000, o Brasil passou por uma reestruturação em várias cadeias produtivas do setor agropecuário, resultado de novas conjunturas macroeconômicas, e principalmente por um Governo Federal com uma plataforma política de cunho desenvolvimentista, tendo o BNDES como principal agente direcionador de investimentos. Com isso, a Mesorregião Norte Pioneiro também passou por um processo de reestruturação produtiva no mesmo período, com a inserção de novas cadeias produtivas em seu território. Dessa forma, o presente artigo possui como objetivo demonstrar as dinâmicas geoeconômicas da cadeia produtiva do suco de laranja nessa região e a sua relação com o capital de crédito oriundo do BNDES. Para esse trabalho foram utilizados como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo.  Os resultados apontam para novas dinâmicas geoeconômicas na região a partir da implantação da planta industrial de processamento de suco de laranja da Cooperativa Integrada em Uraí e a dinamização de demais elementos da referida cadeia no Norte Pioneiro e em outras localidades do Paraná e do Estado de São Paulo, atrelada a uma estreita relação com os capitais de investimento oriundos do BNDES.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Alessandro Viceli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor Colaborador no Curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio.

Publiée
2020-12-08
Rubrique
Artigos